Menu
Brasília

Everardo Gueiros oficializa saída do Palácio do Buriti

Ao se afastar das funções palacianas, Gueiros deve retomar as atividades de seu escritório de advocacia

Lucas Valença

23/09/2020 15h02

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Após quase dois anos à frente da Secretaria de Projetos Especiais do governo local, Everardo Gueiros entregou uma carta de demissão, obtida pelo JBr, ao governador Ibaneis Rocha nesta quarta-feira (23). O atual secretário-executivo da pasta, Roberto Andrade, assumirá o posto de titular. A exoneração do também advogado, deve ser publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (24).

Ao se afastar das funções palacianas, Gueiros deve retomar as atividades de seu escritório de advocacia. À reportagem, ele explicou que “cumpriu o seu papel no governo”. “Mesmo tendo outros advogados, alguns clientes gostam de lidar diretamente comigo. Já está na hora de voltar”, explicou.

Everardo Gueiros chegou a ser escolhido para exercer a função em dezembro de 2018, ainda durante a transição do governo.

Sobre a conversa com o governador Ibaneis Rocha, interlocutores palacianos, que conversaram com a reportagem, e o próprio Everardo Gueiros, também procurado pelo Jornal de Brasília, afirmaram que o pedido foi “entendido” pelo chefe do Executivo. Ibaneis teria agradecido o período de permanência à frente da secretaria e acolhido os nomes sugeridos pelo secretário para a continuidade dos trabalhos da secretaria.

O atual secretário-executivo da pasta, Roberto Andrade, deve ser empossado como novo titular. Andrade já chegou a exercer a função de secretário de Projetos Especiais no Governo de Pernambuco. É considerado um técnico que já transitou por diversos governo de âmbito estadual e federal.

Andrade já exerceu cargos estratégicos nos ministérios d Ciência e Tecnologia, da Justiça e Planejamento. Durante o governo do ex-presidente José Sarney, trabalhou no extinto Ministério do Interior. Também foi secretário Nacional de Defesa Civil no governo do ex-presidente Fernando Collor.

Para a secretaria-executiva, Bruno Alvin assumirá o posto no lugar de Andrade.

Confira a mensagem do então secretário Everardo Gueiros entregue ao governador Ibaneis Rocha:

“Exmo. Senhor Governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha,
Servi ao povo do Distrito Federal e do Brasil, ao lado de V. Exa., desde o início de seu governo até a presente data.
O mundo contemporâneo exige o aperfeiçoamento constante das pessoas e instituições em busca da verdadeira liberdade. Não a dos justiceiros ou dos enganadores, mas a defendida por Rui Barbosa “ A liberdade não é um luxo dos tempos de bonança; é, sobretudo, o maior elemento de estabilidade das instituições.”
Nesse período foram incontáveis as experiências vividas de transformação do Distrito Federal e da vida das pessoas, pelas quais agradeço penhoradamente a V. Exa. esta incrível oportunidade.
Momento agora é de retornar ao primeiro amor e voltar à defesa intransigente das Liberdades das Pessoas nas lides forenses.
Reconheço que algo mais poderia ter sido feito, mas espero sinceramente haver contribuído com o Governo de V. Exa. e com o povo de minha Terra, o Distrito Federal.
Portando, requeiro minha exoneração do cargo de Secretário de Estado de Projetos Especiais do DF.
Permaneço ao dispor.
Atenciosamente,
Everardo Gueiros”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado