Menu
Brasília

Estudantes de Ceilândia homenageiam secretária por intercâmbio no Reino Unido

Intercambistas do programa Pontes para o Mundo compartilharam relatos de crescimento pessoal e acadêmico durante evento na escola.

Redação Jornal de Brasília

16/03/2026 18h07

Foto: Felipe de Noronha/Ascom SEED

Foto: Felipe de Noronha/Ascom SEED

Em uma cerimônia emocionante no Centro Educacional (CED) 06 de Ceilândia, estudantes que participaram da primeira edição do programa Pontes para o Mundo prestaram homenagem à secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá. Os intercambistas entregaram flores e uma carta de agradecimento, destacando o impacto transformador da experiência educacional no Reino Unido.

A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação (SEEDF), levou 100 alunos da rede pública do segundo ano do ensino médio para estudos em instituições britânicas. No CED 06, cinco estudantes foram selecionados, resultado do incentivo de professores e do esforço individual dos jovens.

Isabelle Neris, de 17 anos e aluna do terceiro ano do ensino médio, descreveu a viagem como a realização de um sonho de infância. “Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Eu cresci muito, aprendi muita coisa e sou muito grata pela oportunidade”, afirmou. Ela organizou a surpresa junto com outros quatro colegas para expressar gratidão à secretária.

Outro participante, Enzo Cardoso, relatou ganhos em autonomia, confiança e fluência em inglês. “Essa experiência foi muito importante na questão cultural. Antes da viagem eu não sabia muito bem o que faria no futuro. Hoje tenho mais perspectiva. Eu também era mais tímido e não confiava no meu inglês; agora sou mais confiante e sinto que estou mais fluente”, disse.

Foto: Felipe de Noronha/Ascom SEED
Foto: Felipe de Noronha/Ascom SEED

A professora de inglês Fernanda Santos foi destacada como facilitadora no processo seletivo. “Eu sempre digo que o mérito é todo deles. Eu apenas fui uma facilitadora, alguém que estava ali para orientar e ajudar no processo. A conquista é deles, fruto do esforço e da dedicação”, declarou a educadora.

O evento reforçou o papel da educação pública como ferramenta de transformação social, ampliando horizontes para estudantes de comunidades como Ceilândia.

Com informações da SEEDF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado