Na manhã desta terça-feira (03), estudantes da Faculdade de Saúde irão se reunir para reivindicar investimentos no Hospital Universitário de Brasília (HUB). A concentração será às 7h30 em frente a Faculdade de Saúde. Depois, seguirão para a reunião, que está marcada às 9h, onde os diretores do HUB irão anunciar o pedido de demissão.
O centro cirúrgico da HUB ainda não foi reaberto. A Universidade de Brasília repassou na última terça-feira (26) R$ 1,5 milhão ao HUB para quitar a dívida com os fornecedores e, consequemente, comprar os materiais que faltam. Mas, ainda não foram entregue.
Segundo o diretor-geral Gustavo Romero, o HUB tem faturamento mensal de quase R$ 3 milhões, vindos de contrato pactuado com a Secretaria de Saúde. Deste montante, 93% são utilizados para o pagamento de funcionários – contratados de forma precária, sem direitos trabalhistas – e dos trabalhadores terceirizados. Apenas 7% dos recursos recebidos hoje são destinados ao custeio, ou seja, para compra de material médico-hospitalar, manutenção predial e de equipamentos.
A precária situação financeira do Hospital Universitário de Brasília se arrasta há mais de uma década sem solução definitiva. A dívida com fornecedores hoje é de R$ 7,6 milhões. No final de 2010 esse montante era de R$ 4,7 milhões.