Matheus Rodrigues, estudante de 21 anos da Universidade de Brasília (UnB), foi agredido na manhã de domingo (20/10) em uma distribuidora de bebidas em Ceilândia, resultando em uma fratura no tornozelo que precisou de cirurgia. O caso foi registrado na Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, ou por Orientação Sexual (Decrin), e a família suspeita que o ataque foi motivado por homofobia.
A agressão aconteceu por volta das 7h30, quando Matheus, após sair de uma boate LGBT, estava acompanhado de três amigos na distribuidora. Uma amiga do grupo, que preferiu não se identificar, relatou que um homem observava o grupo insistentemente, mas sem qualquer ofensa até o momento. Agoniada, a amiga chamou um motorista de aplicativo para ir embora, sendo acompanhada pelos outros dois amigos.
Quando Matheus ficou sozinho, o agressor se aproximou e o empurrou, jogando sacos de gelo sobre o jovem caído. Testemunhas relataram que algumas pessoas presentes teriam comemorado o ato de violência e feito comentários depreciativos. Segundo os relatos, o agressor ainda teria dito a Matheus: “seu merda, sai daqui”.