A inauguração da Arena de vôlei de praia dos Jogos Pan-americanos marcou um confronto de atletas que marcaram época contra o futuro da modalidade. Na abertura, Virna e Sandra Pires bateram Bárbara Seixas e Lili por 2 sets a 0 (parciais de 21/15 e 21/17). Em seguida, a juventude de Fernando Magalhães e Pedro Marques foi superior a Tande e Giovane (21/12 e 21/15).
Primeiras a pisar em quadra, as mulheres fizeram uma partida mais equilibrada. No primeiro set, Virna e Sandra Pires iniciaram com um ritmo forte de jogo. Assustadas e jogando contra a torcida, que apoiava as atletas mais conhecidas, Bárbara Seixas e Lili, campeãs da primeira etapa do Circuito Nacional sub-21, deram vários pontos de graça para as adversárias, que fecharam a parcial sem grandes dificuldades: 21 a 15.
No segundo set, Bárbara Seixas e Lili subiram de rendimento e equilibraram as ações até o 16º ponto, quando Virna e Sandra Pires deslancharam no placar e definiram a fatura em 21 a 17.
Na partida de fundo, Giovane, que já abandonou as quadras, sentiu claras dificuldades na movimentação na areia, apesar do apoio do parceiro Tande. Desta forma, no primeiro set, Fernando Magalhães e Pedro Marques abriram larga vantagem e fecharam em 21 a 12.
Na segunda parcial, Tande resolveu divertir o público e até utilizou o saque “Jornada nas Estrelas”, imortalizado por Bernard. Mesmo com um confronto mais equilibrado, Fernando Magalhães e Pedro Marques se mostraram bem entrosados e ganharam por 21 a 15.