Depois de superar problemas na Justiça que provocaram inclusive embargo nas obras da sede do remo, canoagem e esqui aquático, os organizadores dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro puderam entregar, na manhã desta sexta-feira, o Estádio de Remo da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Sob forte calor, quem chamou a atenção no evento foram o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, e o Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, que chegaram à solenidade em uma pequena embarcação. Além deles, estiveram presentes à inauguração o secretário estadual de Esporte, Turismo e Lazer, Eduardo Paes e o secretário-geral do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-Rio), Carlos Roberto Osório.
Antes de hastearem as bandeiras ao som do Hino Nacional, Sérgio Cabral ainda mostrou bom humor para reger a banda do Corpo de Bombeiros. “Estou muito feliz com toda a minha equipe que abraçou esta causa com toda a cara e coragem. Tenho certeza que isto aqui se tornará um grande centro de lazer. É mais um legado que o Pan deixa para o Rio de Janeiro”, discursou o governador.
Assim como Sérgio Cabral, Orlando Silva também fez questão de elogiar todo o esforço feito para que, não só o Estádio de Remo, mas os próprios atletas fossem beneficiados. “Achei isso aqui tudo maravilhoso e todos terão muito a ganhar daqui para frente. As raias que importamos da Hungria ficarão aqui depois do Pan. Além disso, importamos também barcos novos e que já estão sendo usados pelos atletas”, ressaltou o ministro do Esportes.
Um dos responsáveis por acompanhar o desenvolvimento das obras no Estádio de Remo, Eduardo Paes garantiu que tudo está preparado para os Jogos, que começam na próxima sexta-feira. “No Maracanãzinho, todos falavam que a obra não ficaria pronta e foi uma das primeiras instalações a ser inaugurada. Aqui também conseguimos driblar as adversidades e, se hoje precisássemos realizar as provas do Pan, nós estaríamos prontos”, comemorou o secretário estadual de Esporte, Turismo e Lazer.
O clima festivo também atingiu Carlos Roberto Osório, que chegou bem cedo ao Estádio de Remo da Lagoa Rodrigo de Freitas. O secretário se mostrou emocionado ao comentar sobre a estrutura montada no local. “Sou filho de um ex-remador do Vasco e o governo do Estado do Rio de Janeiro fez uma obra belíssima em um estádio de um esporte muito tradicional. É com certeza a raia mais bonita do mundo”, afirmou o dirigente do Co-Rio.