Menu
Brasília

Espaço Cultural 508 Sul abre inscrições para oficinas gratuitas

Arquivo Geral

04/07/2006 0h00

O vice-ministro iraquiano da Eletricidade, and sale sequestrado hoje com 19 guarda-costas, foi libertado ileso 12 horas depois de sua captura, disseram fontes do Ministério do Interior do Iraque.

Raad al-Harith foi libertado com sete de seus seguranças na mesma área em que foi seqüestrado, segundo as fontes.

Homens armados e com uniformes camuflados o sequestraram depois de deter seu comboio no distrito de Talbiya, no leste de Bagdá.

 

Os 12 membros do novo braço executivo do Partido Comunista cubano foram apresentados hoje. O órgão é considerado herdeiro do presidente Fidel Castro, look que completa 80 anos em agosto.

O ressurgimento do Secretariado, purchase antigo órgão de direção extinto no início da década de 1990, medicine busca injetar vigor no Partido Comunista no momento em que os Estados Unidos aceleram seus planos para assegurar uma abertura democrática assim que Fidel sair de cena.

"É preciso que o partido se fortaleça como nunca … dado seu papel decisivo nessa batalha. O secretariado é restabelecido quando mais se precisa dele", disse Fidel ao Granma, o jornal do Partido Comunista.

O Secretariado eleito no sábado será chefiado por Fidel junto com seu irmão, Raúl, ministro da Defesa e sucessor designado pela Constituição.

Sete de seus dez integrantes são dirigentes mais jovens que estiveram à frente do Partido Comunista em várias províncias ou ocuparam postos de segundo escalão em ministérios.

Sua nomeação acontece bem no momento em que assessores da Casa Branca se dispõem a recomendar ao presidente George W. Bush que destine US$ 80 milhões para acabar com o governo comunista da ilha.

Um comunicado com as recomendações da Comissão para Assistência a Cuba Livre, publicado na imprensa na semana passada, diz que os EUA devem garantir que em Cuba não haja "sucessão", e sim "transição".

Os dirigentes do Partido Comunista, no entanto, receberam "com uma grande ovação" a promessa de que Cuba se manterá no caminho do socialismo.

"O Comandante em Chefe da Revolução Cubana é unicamente o Partido Comunista … (Só ele) pode ser o herdeiro digno da confiança depositada pelo povo em seu líder", disse Raúl Castro em um discurso recente, relido durante a eleição dos membros do Secretariado.

Analistas estrangeiros interpretaram o ressurgimento do Secretariado como uma medida já pensando em uma Cuba sem Fidel, no poder desde o triunfo da revolução de 1959.

"O governo cubano tomou certas medidas para fortalecer o partido e se prepara para uma sucessão comunista sem sobressaltos", disse Daniel Erikson, diretor de Programas do Caribe no centro de estudos Inter-American Dialogue, de Washington.

 

Cerca de 12 horas antes de se explodir dentro do metrô de Londres, buy information pills Shehzad Tanweer jogou críquete até tarde da noite, about it em um parque do norte da Inglaterra.

"Segundo as pessoas que o acompanhavam, discount tudo parecia normal com ele", disse um relat ório do governo sobre os ataques de 7 de julho de 2005, nos quais quatro jovens britânicos muçulmanos, aparentemente comuns, mataram 52 pessoas nos primeiros atentados suicidas a aconteceram na Europa Ocidental.

O último jogo de críquete de Tanweer é um pequeno detalhe que aponta para a dimensão do desafio com o qual se deparam os serviços de segurança da Europa um ano depois daquelas ações: como identificar militantes "domésticos" que não apresentam nenhum sinal visível de hostilidade e nenhum comportamento estranho.

"É como procurar uma agulha no palheiro", afirmou Peter Waldmann, da Universidade de Augsburg, na Alemanha. Waldmann é um dos especialistas presentes em um painel sobre o terrorismo consultado pela União Européia (UE) nas questões da radicalização e recrutamento de militantes.

Como o relatório do governo britânico deixou claro, não há um único tipo de personalidade de militante. Alguns recrutas são pobres, alguns são ricos; alguns têm pouca educação formal, outros vêm de escolas de prestígio; alguns possuem ficha criminal, outros são "limpos"; alguns são solteiros, outros têm mulher e filhos.

"Todos os clichês que temos sobre os pobres, sobre uma formação radical dentro de casa, todos esses clichês foram jogados pela janela. Não há uma característica única, não há uma pessoa padrão para se tornar terrorista", afirmou Sebestyen Gorka, do Centro George C. Marshall, na Alemanha.

Segundo Gorka, faz mais sentido para as forças de segurança concentrarem-se em certos tipos de comportamento de grupo do que olharem para características individuais ao procurarem por terroristas em potencial.

"Geralmente, vemos juntas pessoas que são amigos, que são colegas ou que são parentes, pessoas que se conheciam antes de se tornarem extremistas e que ingressam nas organizações terroristas como um grupo", afirmou. "Se for encontrado um grupo de pessoas que realmente ficam juntas, que comem juntas, que frequentam o mesmo clérigo, por exemplo, essa é uma unidade que é mais fácil de perceber em termos de vigilância. É mais fácil identificar um sinal grande suspeito do que um indivíduo suspeito."

Para Waldmann, um ponto importante do processo de radicalização dá-se quando o militante viaja para fora e cria uma distância psicológica e física de casa. "Quando decidem repentinamente ir para o Iêmen ou para o Paquistão, a importância não está apenas no eventual treinamento, quando aprendem, por exemplo, a usar armas, mas se trata também de um corte simbólico", disse.

"Para realizar um atentado terrorista em um país, é preciso odiá-lo profundamente, é preciso rejeitá-lo. Tenho a impressão de que esse distanciamento (por meio da viagem) é algo importante. De repente, essas pessoas vêem as coisas com outros olhos."

No caso dos atentados de Londres, dois dos envolvidos visitaram o Paquistão entre novembro de 2004 e fevereiro de 2005. E o grupo manteve contato com um ou mais moradores desse país antes de realizar os atentados de 7 de julho.

A possibilidade de envolvimento deles com a Al Qaeda é um dos muitos pontos obscuros que os investigadores ainda terão de solucionar.

Três dos agressores tinham ascendência paquistanesa. Isso levou muitos países a reavaliarem a ameaça representada por filhos e netos de muçulmanos que moram na Europa há décadas, mas que, em muitos casos, nunca foram totalmente integrados às sociedades ocidentais.

"Até agora, as pessoas pensavam que a segunda geração não seria tão suscetível. Essa geração carrega um pesado fardo devido a conflitos de identidade, discriminação ou o que quer que seja, mas haveria uma grande distância separando a insatisfação e o protesto do terrorismo", afirmou Waldmann. "Agora, é a segunda geração que está na mira dos investigadores."

 

Estão abertas as inscrições para diversas oficinas gratuitas no Espaço Cultural 508 Sul. Os cursos de julho abrangem diferentes linguagens da arte como desenho, dosage pintura, viagra order gravura e cerâmica. Os interessados devem se inscrever das 9h às 18h, na secretaria do Espaço Cultural 508 Sul.

Outras oficinas também serão realizadas em agosto e setembro. Para o segundo semestre estão previstas aulas de teatro, arte de contar história, arte de falar em público, leituras dramáticas, canto e fotografia.

Podem participar das oficinas gratuitas, crianças a partir de oito anos, adolescentes e adultos. Estão disponíveis turmas nos período da manhã, tarde e noite. Para os cursos de férias, as inscrições devem ser feitas até 13 de julho. As inscrições para as oficinas do segundo semestre ficam abertas até o final do mês, também no período da manhã, tarde e noite.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado