Os alunos da Escola Classe 12 de Taguatinga agora têm dia e horário definidos para frequentar a lan house. A instituição de ensino criou a Lan House Educativa, onde aproximadamente 300 crianças, que são atendidas pela Educação Integral, brincam no computador e navegam pela internet.
Segundo a supervisora administrativa, Laura Alves de Lima, a iniciativa não só melhorou o rendimento escolar como tem evitado que os alunos troquem a sala de aula pela lan house convencional, que funciona no comércio próximo da escola.
“Eu mesma já fui várias vezes à lan house buscar aluno e trazer de volta para a escola. Em casa, eles diziam que iam estudar e não era verdade. Com a Lan House Educativa, este problema acabou”, conta a supervisora.
As atividades ocorrem na sala de informática, equipada com 21 computadores e uma impressora. Três vezes por semana, a garotada, que passa o dia na escola, acessa sites e troca e-mails.
“A gente quer desmistificar aquela história de que quem utiliza o computador não sabe escrever. Ao digitar a mensagem ou o texto no Word, primeiro o aluno escreve o correto, depois ele pode abreviar, mas sabendo o que está abreviando”, explica a professora.
Aprender brincando
Recentemente, os alunos aproveitaram o tempo em frente ao computador para criar personagens defensores do meio ambiente. O material foi impresso e exposto para que todos tomassem conhecimento.
O Hino Nacional também virou tema dos trabalhos na lan house. A turma acessa o site que traz a letra da música, verifica o significado das palavras desconhecidas para cantar com segurança e não apenas repetir o que ouve.
“Não dá para impedir que eles acessem a internet, no mundo de hoje. Aqui, eles se divertem, aprendem e não correm perigo”, enfatiza Laura.