Menu
Brasília

Escola Canarinho adota área pública na Asa Norte por meio do programa Adote uma Praça

O termo firmado estabelece a responsabilidade da adotante pela manutenção contínua da área ao longo de 48 meses

Redação Jornal de Brasília

26/11/2025 20h34

whatsapp image 2025 11 26 at 17.21.46 (3)

A iniciativa busca fortalecer a relação das crianças com o território onde estudam e circulam diariamente | Foto: Divulgação/Sepe-DF

A Asa Norte ganhou, nesta quarta-feira (26), um novo espaço revitalizado por meio do programa Adote uma Praça, iniciativa coordenada pela Secretaria de Projetos Especiais do Distrito Federal (Sepe-DF). A área situada atrás da Escola Canarinho, entre as quadras 208/408 Norte, foi oficialmente integrada ao programa após a instituição privada formalizar sua adoção durante uma reunião que contou com a presença da subsecretária de Desestatização da Sepe, Vanessa Félix, do diretor de Licenciamento e Aprovação da Administração Regional do Plano Piloto, Igor Carvalho, e de representantes da própria escola. A entrega reforça a parceria entre comunidade e governo para ampliar áreas urbanas bem cuidadas e acessíveis.

O termo firmado estabelece a responsabilidade da adotante pela manutenção contínua da área ao longo de 48 meses, incluindo limpeza, roçagem, instalação de bancos e mesas de concreto, além da construção de calçada com piso tátil, ampliando as condições de acessibilidade e uso do espaço pela comunidade.

Educação ambiental e participação dos estudantes

A iniciativa busca fortalecer a relação das crianças com o território onde estudam e circulam diariamente. Como parte das atividades de cuidado, os estudantes participaram do plantio de mudas, ampliando a área verde e promovendo aprendizado sobre preservação ambiental e uso responsável dos bens públicos.

Segundo a diretora pedagógica da Escola Canarinho, Solange Cianni, o envolvimento dos alunos tem aproximado a comunidade escolar do entorno.

“A gente passeia com as crianças pelas redondezas da escola. Várias árvores nós plantamos com as crianças, como o abacateiro e o pé de amora, por exemplo. Então, a gente vai cuidando do espaço, e saber que pode usar e cuidar dele em parceria foi um grande ganho para a gente. Fizemos uma festa aqui, um piquenique, brincadeiras… Veio a comunidade… Foi muito bonito e as crianças adoraram”, relatou.

Impacto social e colaboração comunitária

A subsecretária de Desestatização da Sepe, Vanessa Félix, ressaltou o caráter formativo e coletivo da ação. “É sempre uma alegria vermos o impacto positivo que o programa gera para a sociedade. E hoje não foi diferente: foi muito gratificante ver essa iniciativa da Escola Canarinho adotando o espaço e ensinando às crianças que o cuidado com a natureza e com o bem comum é uma responsabilidade de todos. Uma semente muito bonita foi plantada”, afirmou.

Para o diretor de Licenciamento e Aprovação da Administração Regional do Plano Piloto, Igor Carvalho, o programa evidencia o potencial de qualificação urbana por meio de parcerias. “Esse modelo de parceria público-privada é fundamental para aumentar a qualidade de vida local, valorizar a região e comprovar que a colaboração entre cidadãos e gestão pública é a chave para uma cidade mais agradável e bem cuidada”, avaliou.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado