Durante reunião de diretoria do Sindicato da Indústria da Construção do Distrito Federal (Sinduscon-DF), o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires de Araújo, confirmou que a rodovia Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) terá o asfalto substituído por pavimento rígido de concreto, assim como ocorreu na via Nova Estrutural.
“Vou anunciar para vocês, em primeira mão, que a EPNB será toda também de concreto. É uma decisão tomada”, disse ele, ao lado do presidente da entidade, Adalberto Valadão Júnior.
“Queremos licitar essa obra até o meado do ano [de 2024]. Tivemos que refazer o projeto e vai ter mais uma faixa. Ali é o corredor do BRT Oeste, que a gente vai complementar”, afirmou Araújo, durante a reunião de diretoria do Sinduscon-DF, na sede da entidade, em Brasília. Logo em seguida, o secretário foi aplaudido pelos empresários da construção civil presentes no local.
O presidente do Sinduscon-DF disse que o anúncio comprova que o GDF segue firme no propósito de garantir desenvolvimento local e qualidade de vida para a população, com respeito ao planejamento urbano.
“Essa nova obra na EPNB vai garantir que a via tenha a qualidade necessária para os motoristas trafegarem com o maior conforto possível, assim como os passageiros do transporte coletivo e a população que necessita dessa via”, afirmou.
A estimativa é que, em média, 175 mil pessoas são transportadas apenas na faixa exclusiva para ônibus, taxi e transporte escolar da EPNB. Por isso, conforme ressalta o presidente do Sinduscon-DF, “serão enormes os benefícios dessa obra para a população”. “É mais um avanço que o Distrito Federal garantirá com o trabalho da indústria da construção”, disse.
De acordo com o secretário, o GDF tem trabalhado para renovar todo o Distrito Federal. “A questão nossa é renovar Brasília e reconstruir Brasília. Estamos trabalhando dentro dessa visão. O caso da Nova Estrutural é um caso de técnicas modernas”, afirmou ele. “Essa informação é tão precisa que estou encantado com ela”, comemorou Araújo.
A vice-presidente de Obras e Infraestrutura (Vpoi) do Sinduscon-DF, Tereza Christina Cavalcanti, considera importantes os investimentos do GDF em infraestrutura pública, para se garantir melhor qualidade de vida à população. “O Distrito Federal tem avançado muito em obras públicas de qualidade, e a indústria da construção civil continuará firme nas parcerias para que a população consiga ver todos os resultados positivos.
Ainda não foi divulgada a previsão de início das obras na EPNB.
Nova Estrutural
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), inaugurou a nova pavimentação da via Estrutural no dia 16 de dezembro de 2023. O trânsito foi liberado nos dois sentidos.
A estrada passou por reforma para colocação de pavimentação de concreto rígido na pista. A obra durou um ano e custou aproximadamente R$ 80 milhões.