Por Carolina Freitas e João Paulo Nunes
O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), entregou, nesta quinta-feira (11), 70 novas unidades habitacionais, totalmente gratuitas, para pessoas em situação de vulnerabilidade social no Sol Nascente. Os novos empreendimentos estão localizados no Trecho II, Quadra 105, conjunto B2, da região. No local, estão previstas serem entregues um total de 420 residências.
As unidades que foram entregues hoje incluem 64 apartamentos de dois quartos e seis de três quartos, com metragem variada: 45 apartamentos de 53,53 m², 15 de 54,04 m², 2 de 55,66 m², 1 de 56,09 m², 1 de 55,66 m², e 6 apartamentos de três quartos com 64,13 m² cada. Com o novo empreendimento que envolve seis conjuntos habitacionais (B1, B2, V1, V2, W1, W2) o GDF está investindo R$ 71,4 milhões. Apenas no conjunto B2, foram destinados 13,9 milhões.

As entregas de novas moradias foram financiadas PAC Pró-Moradia II, do GDF, e tem como público-alvo pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com essa primeira entrega, 224 pessoas serão beneficiadas. Além das unidades habitacionais, a Codhab entregou mais subsídios de R$ 15 mil do programa Morar DF, sendo os primeiros destinados às entidades habitacionais.
A governadora em exercício, Celina Leão, falou da importância da entrega e reforçou que além das moradias, serão dados cheques de moradia. “Essas famílias foram selecionadas pela Codhab, pessoas em extrema vulnerabilidade, então o governo cumpriu seu papel doando mais de 70 moradias, mas no total serão 400 famílias beneficiadas, dá para vocês já verem que os empreendimentos estão em fase final e é uma política muito importante”, reforçou.
O presidente da Codhab, Marcelo Fagundes ressaltou o esforço do GDF e dos parlamentares para a entrega do conjunto habitacional. “Muitas reuniões foram feitas para que chegássemos até aqui para resolver a situação que perdurava anos e anos.”
O Programa Morar visa conceder subsídio para a aquisição de unidade habitacional de interesse social. Destinado a famílias com renda bruta de até 5 salários mínimos, o programa visa facilitar o financiamento para compra de imóveis, reduzindo seus custos.