Menu
Brasília

GDF e Microsoft se juntam em programa educacional

Redação Jornal de Brasília

09/04/2019 22h00

Atualizada 10/04/2019 16h07

Microsoft

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Beatriz Castilho

[email protected]

600 mil pacotes Office 365 serão distribuídos gratuitamente a estudantes de escolas públicas do Distrito Federal. A novidade é resultado de uma parceria entre o GDF e a transnacional Microsoft, e representa, em quatro anos, uma economia de R$ 70 milhões aos cofres da região.

Intitulado ‘Protocolo de Intenções’, o programa está previsto para começar em 30 dias. Formalizado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), parte do secretariado e um representante da Microsoft. De acordo com o emedebista, a proposta busca capacitar jovens do DF para o mundo profissional do futuro.

“Estamos em um ambiente tecnológico, em um ambiente onde as profissões do futuro não são serão mais as profissões de hoje”, conta. “Quero dar educação de qualidade para nossa população, para transformar a vida dessas crianças, sabendo que a educação mudou”.

Sem incorporar uma entrega de computadores ao benefício, os pacotes Office ficam disponíveis na ‘nuvem’, e serão acessados por meio de uma senha individual entregue aos estudantes. Vale lembrar que a conexão pode ser feita a partir de qualquer máquina que o aluno tiver contato.

Office 365 é um conjunto de aplicativos por assinatura, que oferece acesso a softwares da plataforma Microsoft Office. Voltado para empresas, uso pessoal e educacional, o programa conta com e-mail, pasta compartilhada, bloco de notas, plataforma de apresentação, entre outros.

O secretário de ciência e tecnologia do DF, Gilvan Máximo, afirma que em Brasília, “temos muitos gênios, mas que estão precisando de oportunidade”. Sendo assim, vê o programa como um “divisor de águas para a educação do Distrito Federal”,  sendo uma forma de acessibilizar a tecnologia aos jovens cidadãos.

Além de pacote, DF disponibiliza Internet

O anúncio da parceria foi comparado, pelo secretário de tecnologia, ao projeto de Wifi Social, lançado ontem pela própria portaria. Funcionando em 200 ônibus, na Feira da Ceilândia, em caráter experimental, e na Feira de Vicente Pires, Gilvan adianta que são previstos, ao todo, 400 pontos de distribuição. “É determinação do Ibaneis inserir o cidadão às novas tecnologias, ao mundo digital”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado