As árvores de natal e os pisca-piscas já estão espalhados nos estabelecimentos comerciais do Distrito Federal. A população também está compondo a ornamentação das residências com guirlandas, presépios e luzes natalinas. Segundo lojistas do ramo de decoração, procurados pela equipe de reportagem do Jornal de Brasília, as vendas de enfeites natalinos tiveram um crescimento de mais de 20% a 30% em 2024.
Quem gosta de decorar a casa com coisas relacionadas ao natal sempre recorre às lojas do Setor G Norte na Avenida Hélio Prates, nos famosos Taguacenter e Mercado Norte. Outra loja muito procurada por lá para decorações natalinas é a Cei Norte. Cremilda Zerneri, a proprietária do estabelecimento contou que o movimento mais alto começa no dia 15 de outubro e vai até novembro, mas o fluxo é constante desde setembro.

Este ano as vendas natalinas da loja começaram no dia 6 de setembro. “Nós sempre abrimos em setembro, o pessoal já fica esperando. Mas para o ano que vem, eu quero abrir no mês de agosto”. Cremilda apontou que este ano o natal está com um crescimento bom de 20% a 30% para todas as pessoas que trabalham com vendas de natal.
Atualmente na loja, o consumidor procura as árvores decoradas diretamente na loja. “Temos uma equipe muito boa de decoração e o pessoal já conhece nosso trabalho e gostam de adquirir as árvores prontas”. A empresária notou que em 2024, os produtos maiores têm saído bastante. “No lugar de um ursinho de 20cm, nós estamos vendendo mais ursinhos de 80cm a 1 metro”. O que também vale para as árvores, que antes tinham mais procura pelas de 1,80 metros, mas neste ano as mais procuradas são de 2,70 a 3 metros. “O tamanho dos produtos aumentou”, adicionou. Entretanto, Cremilda destacou que a loja procura sempre ter muita variedade de produtos para atender a todos os públicos. “Para atender desde o cliente mais simples, ao cliente que deseja decorar a própria empresa”.
O vigilante Wesley Rodrigues Leonardo, 31 anos, ficou encantado pela árvore com decoração da Disney que estava exposta na vitrine da loja. Wesley já deixou a casa arrumada para o natal no começo de novembro e agora está procurando enfeites para montar a árvore da residência da mãe dele. “Eu gosto bastante de natal e sempre tento mudar a decoração de um ano para o outro”, comentou. Esse ano ele está à procura de enfeites nas cores verde e vermelho. “Todo ano eu tento inventar uma coisa diferente para não ficar igual. Eu sempre busco algo diferente para minha árvore e para a da casa da minha mãe”.

Ele já está se preparando para a decoração do natal do ano que vem. “Em 2025 minha árvore de natal vai ser do Mickey Mouse”. Neste ano, na casa dele os filhos queriam uma árvore toda azul, então a árvore do personagem infantil vai ter que esperar. “Eu gosto do natal, mas eu penso mais neles para decorar a casa”. Para Wesley, a variedade de produtos está muito boa atualmente, em comparação com o último ano. “Os preços também estão bons. Este ano está bem legal para comprar as coisas”.
A administradora Ana Paula Costa e a advogada Maria Luisa Lins, estavam em busca de enfeites de natal para ornamentar as casas de cada uma. Ana Paula acredita que os produtos que encontrou nas vitrines das lojas são variados, bem coloridos e diferentes. “Apesar que eu gosto de uma decoração mais básica, o vermelho, verde e dourado. Esse natal mais tradicional com um pouco mais de brilho”, comentou Luisa. Para Maria Luisa, decorar a casa para o natal é uma forma de começar a sentir o espírito natalino. “Até para poder reunir as pessoas que não conseguimos ver ao longo do ano e reafirmar o sentimento de amor, de amizade”.

Ana Paula acredita que o mês de novembro é ideal para montar a decoração natalina, por isso foi fazer as compras. “Está um pouco mais perto, mas ainda não tão perto, porque quando fica perto mesmo, realmente não vamos conseguir encontrar nada”, adicionou.
Produtos esgotados
A gerente da loja de decoração Saara, Rosineide Gomes da Silva, contou que muita coisa no estoque da loja já acabou desde que as vendas de natal começaram em setembro, como por exemplo, as cortinas de luzes em formato de estrela. Segundo Rosineide, o crescimento de vendas está na faixa de 20% a 40%, embora a movimentação não seja a mesma de antes da pandemia. “Era bem melhor no período anterior à pandemia. Mas eu creio que seja pelo fato de ter muitos concorrentes”. Rosineide destacou que as lojas que trabalham com enfeites de natal aumentaram desde então. “O movimento está melhorando aos poucos, até porque estamos chegando em dezembro que é nosso melhor mês”.
Elisama Ribeiro, 31 anos, estava procurando luzes para a decoração de natal, um feriado que ela gosta bastante. “Eu já montei a minha árvore, agora só estou compondo algumas outras coisas para adicionar ao ambiente”. Todo ano a autônoma enfeita a casa dela e da família, que aproveita para dar uma conferida no comércio natalino para substituir algum item que está quebrado ou renovar a ornamentação. “Às vezes aparece alguma coisa nova e bem interessante. Eu também acabo aproveitando algumas promoções que essas lojas costumam fazer”. Para Elisama, a inspiração para os adornos de natal vem enquanto ela está olhando as opções e os descontos.
Meta do ano ultrapassada
Antes mesmo do grande mês natalino, algumas empresas como a Polo Materiais Épocas e Ocasiões, estão com o movimento maior do que o esperado. O estabelecimento entrou para o nicho de comércio de produtos natalinos no ano passado, segundo o gerente da loja, Renan da Silva Lima. Esse ano, eles estão com o estoque de natal exposto desde o início de setembro. “O pessoal já veio procurar bem cedo e as vendas agora em 2024 estão melhores do que no último ano”.
Com orçamentos de árvores, cascata, pisca-pisca, e outras variedades, de acordo com Renan, o crescimento de vendas ultrapassou 40%, que era a meta estimada para esse período festivo. “Acredito que seja por conta do nosso preço que é mais abaixo da concorrência”, frisou. O fluxo da loja é tão grande, que 10 árvores de natal são vendidas por dia. Entretanto, Renan considera que o fluxo de clientes das lojas do Mercado Norte em geral é muito alto para a ornamentação de final de ano.
Fotos de natal
Para deixar o estúdio de fotografia no clima do natal, Alessandra Moraes Oliveira Marques, 50 anos, começou a preparar a decoração em outubro. A fotógrafa faz ensaios natalinos desde 2014 e costuma se empolgar nesta época festiva com ornamentos que ela e o marido fazem, ou adereços que a fotógrafa compra em lojas de decoração. Esse ano mesmo ela estava atrás de fitas para compor a árvore. “Eu tenho um acervo muito grande de coisas de natal e gosto de dar um toque diferente para a decoração, para não ficar simplesmente só com enfeites comprados”. Alê, como é conhecida, está com a agenda de ensaios de natal lotada até dezembro.
Para esse ano, ela fez questão de ornamentar o local com uma árvore maior, decorou as bolas para pendurar com laços e colocou outra árvore menor e mais simples com um pisca-pisca para as crianças interagirem. Alessandra também fez uma placa escrito Feliz Natal com cano PVC. O cenário ainda conta com uma cabaninha para as crianças. Toda a família dela participa do arranjo natalino e coloca a mão na massa na hora de preparar o estúdio para o natal.
Ano passado, Alessandra chegou a fazer 65 ensaios de natal. Neste ano este número vai dobrar, porque somente no final de novembro a fotógrafa já fechou o orçamento para mais de 30 famílias. Segundo a profissional, a procura por esse serviço é enorme. “Tem muito fotógrafo em Brasília e a maioria fica com a agenda bem cheia. As pessoas gostam de tirar essas fotos natalinas por todo o simbolismo do natal”.
Para além das vendas de enfeites natalinos
O comércio de decoração é muito procurado no natal pelos consumidores, assim como o setor de vendas em geral nessa época festiva. Esse entra e sai de clientes nas lojas, pode ser uma oportunidade de ouro para alavancar as vendas. Segundo Millena Campello, especialista em marketing estratégico, fundadora da Toppo Estratégias, para transformar o Natal em um período de resultados expressivos e construir clientes fiéis para o futuro, é preciso ir além do óbvio. Como Millena indica, o segredo está em criar um relacionamento genuíno com o público. “O Natal não pode ser apenas sobre vender hoje, mas sobre plantar as sementes para vendas futuras. Clientes que sentem conexão com sua marca voltam, não apenas por descontos, mas pelo valor que você oferece.”
De acordo com a estrategista, o comerciante deve estabelecer metas claras antes de começar qualquer campanha e definir as metas financeiras, de engajamento e de retenção de clientes. “Sem metas claras, o lojista pode acabar perdido em meio a tantas oportunidades e não aproveitar o máximo do potencial da sua campanha”, afirmou Millena.
O empresário também deve entender o público-alvo, já que o natal não é igual para todo mundo. “O comerciante deve focar em mensagens e campanhas personalizadas. Além de mostrar que sabe o que o cliente precisa e que está ali para ajudar, não apenas vender”, apontou.
Uma recomendação de Millena é que o lojista não foque apenas em promoções diretas, mas que venha a estabelecer um vínculo com o cliente. A especialista destacou que os comerciantes devem variar entre dicas de produtos, tutoriais ou histórias inspiradoras, com as promoções. Ela também recomenda que as empresas façam uso da rede social para envolver o cliente com os itens vendidos. “Compartilhe curiosidades sobre seus produtos, mostre os bastidores da sua marca ou até histórias de clientes felizes. Quando você entrega mais do que vende, o cliente fica”, aconselha Millena.
Para Millena, essas recomendações tem o objetivo de fazer com que o comerciante fomente uma base de clientes fiéis que vão lembrar do estabelecimento nos próximos anos. Isso significa oferecer um atendimento impecável, cuidar da experiência de compra e até manter contato após o Natal. “Quem consegue vender com estratégia no Natal não está só pensando no presente, mas em como construir clientes para os próximos anos”, explica Millena.