Menu
Brasília

Energia elétrica: alerta sobre acidentes em obras

A atuação de profissionais qualificados, além do uso de equipamentos de proteção individual e coletivo, são os cuidados iniciais na redução dos riscos

Redação Jornal de Brasília

13/05/2021 12h49

De acordo com a Neoenergia Distribuição Brasília, uma das principais causas de acidentes envolvendo energia elétrica está relacionada a pequenas reformas e reparos executados de maneira inadequada. Com o objetivo de alertar a população e prevenir acidentes, a empresa lembra sobre a importância dos cuidados que devem ser adotados nas obras.

A atuação de profissionais qualificados, além do uso de equipamentos de proteção individual e coletivo, são os cuidados iniciais na redução dos riscos. Evitar acessos e contatos indevidos com os fios elétricos é outra medida de segurança que deve ser adotada na construção civil. A aproximação das obras da rede elétrica, somadas à falta de atenção, o desconhecimento dos perigos e o manuseio inadequado das ferramentas podem ser fatais, caso haja contato ou aproximação do trabalhador com a rede energizada.

A distribuidora reforça que, antes de começar a obra, é imprescindível observar a distância da rede e respeitar os limites. Paredes, janelas e sacadas não devem ser construídas a menos de 2,5 metros da rede de distribuição de energia. Mesmo construindo distante dos fios, ao manusear arames, réguas de alumínio, vergalhões de ferro ou outros materiais, o cuidado é para não os aproximar, evitando assim o toque eventual na rede elétrica. As obras em lajes ou no segundo e terceiro pavimentos exigem ainda mais prudência, porque ficam mais próximas da rede de média tensão. A Neoenergia Distribuição Brasília lembra que na parte alta dos postes estão as linhas de 13,8 mil Volts ou superior. A aproximação dessa rede é suficiente para provocar uma descarga elétrica de alta intensidade que pode causar queimaduras graves e até mutilações ou morte.

A mesma recomendação vale para construção e reforma de telhados. O manejo de treliças, madeiras, telhas e calhas deve ser feito a uma distância segura dos cabos de energia. Serviços como pintura de fachadas, instalação de painéis e trabalhos em andaimes também devem seguir a mesma regra, de manter distância da rede de distribuição elétrica.

Antenas

A Neoenergia Distribuição Brasília adverte: só instale antenas de rádio e TV longe da rede elétrica. Os suportes dessas antenas geralmente são de metal e, por isso, bons condutores de eletricidades. Durante a instalação, deve-se ter o cuidado a movimentá-los ou inclina-los, sob o risco de atingir cabos energizados. Não se deve fazer a instalação ou remoção das antenas em dias de chuva e caso ela caia em direção à rede elétrica, nunca tente segurá-la.

Dicas de segurança com rede elétrica na construção civil:

· Na hora de fazer uma obra, mantenha uma distância segura (no mínimo 2,5 metros) que fique longe do fio do poste;

· Redobre a atenção ao usar barras de ferro, sarrafo e outros tipos de materiais metálicos;

· Monte andaimes longe da rede elétrica e nunca deixe vergalhões e calhas tocarem na rede;

· Sempre use os equipamentos de segurança;

· Evite o contato ou proximidade com os fios, pois eles podem colocar em risco a sua vida;

· Não tente afastar a rede elétrica com nenhum tipo de material.

· Ao manobrar caminhões cuidado com a rede elétrica: sempre verifique a altura do caminhão em relação a rede;

· Instale a antena a uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica. Caso a antena caia perto dos fios, não tente recuperá-la, pois poderá receber uma descarga elétrica;

· Em caso de fio caído, mantenha distância e ligue imediatamente para o 116.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado