Palestras e visitas técnicas fazem parte do III Encontro Regional dos Produtores de Maracujá do DF, que acontece na quarta-feira (29), na sede do núcleo rural Pipiripau, em Planaltina-DF. Será a oportunidade para que os agricultores possam se integrar e aperfeiçoar o conhecimento no plantio da fruta.
As palestras vão tratar sobre a cultura do maracujá na região do Pipiripau, a produção orgânica, o aproveitamento integral do maracujá e sobre o espaldeiramento da cultura, que consiste em um sistema de orientação do crescimento da planta com utilização de estacas, arame, ou outros materiais.
Devido às tecnologias utilizadas na região, o DF possui uma produtividade maior que a média nacional. “Enquanto produzimos anualmente, na região do Pipiripau, 40 toneladas por hectare, a média do País é de 14 toneladas por hectare”, conta o gerente do escritório da Emater-DF no Pipiripau, Magela Gontijo.
O encontro será das 8h30 às 16h e contará, também, com degustação de produtos feitos pelas mulheres da comunidade e visitas a propriedades.
O evento é realizado pela Emater-DF e pela Associação dos Moradores, Produtores e Agricultores Familiares do Vale do Pipiripau.