Menu
Brasília

Encontro celebra as 32 medalhas conquistadas nas Paralimpíadas Escolares 2025

Equipe brasiliense garante sexto lugar no ranking geral e celebra inclusão e incentivo familiar no esporte escolar

Redação Jornal de Brasília

05/12/2025 17h48

Foto: Divulgação/SEEDF

Foto: Divulgação/SEEDF

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, recebeu nesta quinta-feira (4) representantes da equipe paradesportiva que participou das Paralimpíadas Escolares 2025, realizadas entre os dias 17 e 28 de novembro, em São Paulo. O encontro celebrou o empenho de escolas, técnicos e famílias, além das 32 medalhas conquistadas pela delegação do DF, que garantiu o sexto lugar no ranking geral da competição.

Hélvia Paranaguá parabenizou a equipe e destacou o compromisso da Secretaria em ampliar a inclusão no esporte escolar. “Precisamos trabalhar de forma conjunta com os profissionais e com as famílias. Quando a família abraça e acredita no potencial do estudante, todo o processo se fortalece. Vamos nos empenhar nessa construção”, afirmou.

A atleta paralímpica Ana Luíza Fernandes, do 2º ano do Centro de Ensino Médio (CEM) 01 do Guará, é um exemplo do impacto do incentivo familiar e escolar. Treinada pelo professor Halley Pereira, ela conquistou duas medalhas de ouro nas modalidades corrida de 100 metros e arremesso de peso. Em sua terceira participação nos jogos, comemorou o resultado com entusiasmo.

“O que eu mais gosto é o clima de competição, poder viajar e fazer novos amigos. Fiquei muito feliz quando ganhei, porque esta foi a primeira vez que conquistei o ouro. Estou muito orgulhosa da nossa vitória”, contou Ana Luíza.

A mãe da atleta, Adriana Lima, reforçou a importância das Paralimpíadas Escolares além da competição. “É um momento de construção de amizades e de independência. A cada edição fico ainda mais entusiasmada ao ver a dedicação da minha filha”, destacou.

O chefe da delegação paralímpica escolar do DF, Wanderson Cavalcante, ressaltou o efeito positivo do esporte na autoestima dos estudantes e comemorou o desempenho do grupo. Segundo ele, até mesmo o uniforme da equipe tornou-se símbolo de integração, sendo elogiado por outras delegações e motivando trocas simbólicas entre os atletas.

“As Paralimpíadas Escolares são um evento maravilhoso. É emocionante ver tantos jovens competindo e buscando seus melhores resultados. Todos voltam com ainda mais vontade de treinar e representar o Distrito Federal”, afirmou Wanderson, projetando expectativas positivas para 2026.

O coordenador técnico do DF nos Jogos Escolares, Cláudio Civatti, professor da Gerência de Desportos (GDSP) da SEEDF, também participou do encontro. Ele destacou a dedicação da equipe na organização da missão esportiva e a satisfação em acompanhar o crescimento dos atletas no paradesporto.

“Durante as Paralimpíadas, trabalhei em parceria com o professor Wanderson na chefia da missão. Ver o entusiasmo dos estudantes renova nossa motivação. Que no próximo ano possamos avançar ainda mais”, concluiu Civatti.

Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado