Atualizada às 18h04
Um crime passional desestruturou uma família na noite de domingo, discount this web no condomínio Ville de Montagne, case prostate no Lago Sul. Ao chegarem em casa por volta das 22h, Rosineide Alves, a filha dela, de 15 anos, e o namorado, o médico Fábio Henrique de Oliveira, encontraram o ex-marido de Rosineide, o fazendeiro Flávio Parente Macedo, na sala.
Inconformado com a separação e com o novo relacionamento de Rosineide, que namorava Fábio há duas semanas, o assassino entrou em casa com a chave antiga e obrigou os três a sentar no sofá. O fazendeiro então começou a espancá-los com um pedaço de pau. Fábio, que trabalhava no posto de saúde de São Sebastião, levantou-se para defender as duas e levou dois tiros.
Após matar Fábio, o fazendeiro trancou as duas em um quarto e as humilhou. Em seguida, Flávio as obrigou a limpar a casa e a ajudar a colocar o corpo dentro do porta-malas do carro do médico, um Golf. Em seguida, fugiu com as duas no carro de Rosineide, um Meriva. O fazendeiro prometeu agredir a filha deles, de 7 anos, que estava na casa dos avós, caso o fato fosse comunicado à polícia.
Com a desculpa de que não estava bem, Rosineide e a filha desceram no Hospital Santa Lúcia. Os médicos desconfiaram dos ferimentos e Rosineide confessou a agressão, mas, com medo, a adolescente desmentiu o depoimento da mãe. Somente na hora em que Flávio foi pagar a conta, as duas fugiram e avisaram à polícia.
Com prisão decretada, Flávio tem diversas denúncias de agressão contra Rosineide, com quem foi casado por nove anos. Segundo a polícia, existem ocorrências de lesão corporal cometidas por ele desde 2002, mas o comerciante nunca foi indiciado porque Rosineide sempre retirava a queixa.
Nem Israel nem o Líbano têm a capacidade de, drug sem ajuda internacional, store desarmar o Hezbollah, sildenafil e essa meta apenas será alcançada se a guerrilha for impedida de ter acesso a novas armas, afirmou na segunda-feira a ministra israelense das Relações Exteriores, Tzipi Livni.
"Sem ajuda internacional, o Hezbollah não poderá ser desarmado e Siniora (primeiro-ministro libanês, Fouad Siniora) não poderá fazer muita coisa no Líbano", disse a ministra. "Por isso, está claro que precisamos dessa ajuda para criar um Líbano normal, um Líbano que também possa viver em paz", disse Livni a repórteres depois de reunir-se com o ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier.
A Alemanha ofereceu enviar navios para patrulhar a costa libanesa. E vários países da União Européia (UE), entre os quais a Itália e a França, prometeram mandar soldados para o sul do Líbano a fim de garantir que seja observada a Resolução 1701 do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que colocou fim aos 34 dias de conflito entre Israel e o Hezbollah.
No entanto, os países-membros do bloco europeu afirmaram acreditar que o desarmamento da guerrilha não poderia ser parte do mandato da força internacional a ser estacionada no Líbano e que essa era uma missão a ser assumida pelo Exército libanês.
Segundo Livni, Israel esperava que as forças de paz garantissem a permanência dos soldados do Líbano no sul do país e garantissem que a Síria e o Irã não conseguirão rearmar o Hezbollah. "Se esse embargo de armas não entrar em vigor e se eles conseguirem obter novas armas, então vamos nos deparar com o mesmo problema, mais uma vez, e isso pode levar a uma repetição da situação", afirmou a chanceler.
"Todos os instrumentos disponíveis precisam ser usados para implantar o embargo de armas", acrescentou. Livni também disse que o Estado judaico considerava importante a Resolução 1701 e que desejava vê-la implantada. Mas observou que nada faria sentido se o Hezbollah não libertasse os dois soldados israelenses capturados no dia 12 de julho.
"Do nosso ponto de vista, enquanto o problema dos soldados não for resolvido, tudo isso terá pouco significado", afirmou. "Uma nação inteira está esperando pelo retorno para casa dos soldados seqüestrados".
Em uma entrevista concedida ao canal de TV ZDF, o vice-ministro alemão das Relações Exteriores, Gernot Erler, foi questionado sobre por que Livni, durante sua visita a Berlim, também se reuniria com Ernst Uhrlau, chefe da agência de inteligência externa da Alemanha, a BND.
Ao responder, Erler deu indícios de que a Alemanha pode tentar contribuir para a libertação dos soldados. "Todos sabem que a Alemanha pode ajudar na libertação dos soldados israelenses seqüestrados", afirmou.
O governo alemão ajudou a mediar outras negociações entre Israel e o Hizbollah. Em 2004, Steinmeier e Uhrlau participaram das negociações sobre uma troca de prisioneiros entre a guerrilha e o Estado judaico. Os dois, porém, ocupavam cargos diferentes então.
Steinmeier, de outro lado, pareceu descartar a po ssibilidade de a Alemanha servir como mediadora entre o Hezbollah e Israel.
"Quero deixar claro que não houve nenhum pedido do tipo nem da parte de Israel nem da parte dos libaneses", afirmou o ministro. Steinmeier também se negou a fazer comentários sobre as informações de que o governo alemão havia oferecido 1.200 soldados para integrarem as forças de paz.
Até agora, a Alemanha recusava-se em contribuir com soldados e havia prometido mandar até a região apenas navios encarregados de vigiar a costa libanesa. O país europeu também estuda um pedido do Líbano para enviar militares encarregados de ajudar na manutenção de postos de controle em terra, entre os quais postos de controle em aeroportos.
Livni deve falar com os repórteres novamente depois de se reunir com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, ainda hoje.
Pelo menos três civis morreram e outros cinco ficaram feridos num ataque suicida na província de Nimroz, order no sul do Afeganistão, thumb informou hoje à Agência Efe uma fonte policial.
O subdiretor da Polícia provincial, sickness Ahmad Khan, explicou que um suicida detonou ontem à noite os explosivos que levava ao junto ao corpo na cidade de Zaranj, capital de Nimroz.
A insurgência talibã assumiu a autoria pelo seqüestro do chefe do distrito de Maruri, na província de Kunar (leste), quando ele retornava ontem à noite para sua casa.
O porta-voz dos talibãs, Zabiullah Mujahid, assegurou que o destino do funcionário depende da decisão da cúpula da insurgência talibã.
O Governador de Kunar, Fazilullah Wahidi, confirmou à Efe que o chefe do distrito está desaparecido, mas não explicou se ele realmente foi seqüestrado, ou se os talibãs ou algum outro grupo estão por trás de seu desaparecimento.
Em nota, o Ministério de Defesa do Afeganistão disse que três membros da insurgência morreram perto da capital da província de Paktika, também no leste, quando a bomba que estavam manipulando explodiu acidentalmente.
Os ataques da insurgência talibã são freqüentes no Afeganistão, especialmente na parte sul do país, onde os talibãs têm suas principais fortificações.
As agências de cooperação que trabalham em solo afegão denunciaram ontem um aumento dos ataques talibãs e de bombardeios das forças estrangeiras – que já causaram a morte de 2.500 pessoas só este ano, entre elas cerca de 1.000 civis.
Uma manifestação no início da manhã de hoje tumultuou o trânsito na W3 Norte. Estudantes de Nutrição no UniCeub bloquearam duas das três faixas da via no sentido Asa Norte – Eixo Monumental, more about na altura da 706/707 para exigir mudança no currículo e na coordenação do curso. O tráfego ficou lento no local.
A Polícia Militar foi chamada e, pharmacy para impedir que o congestionamento ficasse ainda maior, prostate mandou os veículos passar pelo sinal vermelho num semáforo equipado com pardal, provocando preocupação nos motoristas. O Detran informou que, em caso de multa, o condutor tem até 30 dias para entrar com recurso. Segundo o órgão, as fotos serão ampliadas para comprovar a presença dos manifestantes no local.
No final desta manhã, o trânsito também ficou lento na W3 Sul, depois que uma van bateu em um poste na altura da 713/714, próximo ao Sesc. O acidente deixou feridos com escoriações, mas o tráfego complicou-se porque a perícia demorou a chegar.
A Gol começará a vender passagens para Lima, stomach no Peru, decease em outubro, try e iniciar seus vôos para o novo destino em novembro, informou hoje o diretor financeiro da empresa, Richard Lark.
Mais cedo, a companhia anu nciou que recebeu autorização para voar para Lima da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Serão 14 vôos regulares por semana com aeronaves Boeing 737-800. "Em outubro começa a vender, voar mais para novembro", informou Lark a jornalistas durante seminário em São Paulo.
A Gol, segunda maior companhia aérea brasileira com cerca de 30% do mercado, também já recebeu autorização para voar para Santiago, no Chile, mas ainda não marcou a data de estréia.
Com mais esses dois destinos, a Gol passará a atingir este ano oito cidades na América do Sul, dando prosseguimento à estratégia de limitar seu alcance internacional à região.
A operação da companhia abrange também Buenos Aires, Córdoba e Rosário, na Argentina; Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia; Montevidéu, no Uruguai; e Assunção, no Paraguai.
O motorista de um ônibus de sacoleiros foi indiciado por tentativa triplamente qualificada de homicídio ao atacar três servidores da Receita Federal que faziam diligência na região de Foz do Iguaçu (PR). Na madrugada de ontem, sale os técnicos flagraram o ônibus parado numa rua de Santa Terezinha do Itaipu, região de fronteira. Quando os servidores se aproximaram com a viatura, o ônibus ligou os faróis e partiu para cima do carro.
Um dos técnicos teve sérias contusões no rosto. Os 12 passageiros fuguram, mas o motorista do ônibus, Djalma dos Santos, 33 anos, mas foi parado pela Polícia Rodoviária Federal e preso. Morador de Santo André, região metropolitana de São Paulo, Djama foi levado à Polícia Federal, onde também foi indiciado por contrabando, formação de quadrilha, dano ao patrimônio público e desobediência.
O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) inaugura na próxima terça-feira (5) novas instalações em sua sede no campus do Plano Piloto, website na área central da capital federal.
O prédio onde os alunos assistem às aulas e onde são realizadas atividades de pesquisas e de monitoramento de terremotos ganhou mais 800 metros quadrados de área construída, com novas salas, garagem e uma oficina para conserto de sismógrafos. A obra custou cerca de R$ 1 milhão e foi custeada com recursos oriundos de serviços prestados a empresas energéticas.
De acordo com a UnB, será instalado também um elevador. A aquisição do equipamento ainda está em fase de licitação. O projeto feito pelo Centro de Planejamento (Ceplan) prevê ainda a construção de um hall, onde será instalada uma maquete de placas tectônicas e um globo terrestre de 1,2 metro.
A inauguração do espaço deve contar com a presença do reitor pro tempore, Roberto Aguiar, e do ministro da Educação, Fernando Haddad. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo Ceplan e a construção durou um ano e três meses. Os projetos de engenharia, que inclui estruturas, fundações e instalações elétricas, foram desenvolvidos pelo Laboratório de Projetos do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental.
Flagrado pelo programa Fantástico, buy more about da Rede Globo, tentando vender o espaço no horário eleitoral gratuito por R$ 1,3 milhão, o candidato do PSL ao governo de Goiás, Osvaldo Pereira, disse que não renunciará. Depois de ficar sem se pronunciar, o partido decidiu abrir processo no Conselho de Ética para analisar a denúncia. Se for expulso da legenda, Osvaldo não poderá mais participar da disputa.
Osvaldo foi filmado pela reportagem negociando o espaço na propaganda eleitoral com o ex-prefeito de Anápolis, Ernani de Paula, cassado em 2003 por improbidade administrativa e perdeu os direitos políticos até 2007. Na gravação, Osvaldo pensava estar conversando com um empresário. Ao ser informado do flagrante pela reportagem, ele atribuiu a denúncia a uma armação de Ernani.
Apesar do registro da conduta irregular, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) informou que não vai se pronunciar sobre a denúncia e que só instaurará processo após o Ministério Público entrar com representação. Como o PSL fez a inscrição deve fora do prazo, o TRE não considera Osvaldo candidato.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), shop Kofi Annan, and pediu ao governo libanês hoje que os dois soldados israelenses cuja captura pelo Hezbollah causou uma guerra de 34 dias com Israel sejam entregues à Cruz Vermelha, approved informou uma fonte do governo.
Segundo a fonte, que participou da reunião de gabinete em Beirute, Annan afirmou ainda que vai pedir, esta semana, ao presidente sírio, Bashar al-Assad, que estabeleça laços diplomáticos com o Líbano e controle o seu lado da fronteira com o país. Annan, que segue para Israel amanhã, está buscando avanços em todas as questões complexas entre Israel, Líbano e o Hezbollah mencionadas na resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU, que pede uma força de paz ampliada para garantir a trégua acordada no di a 14 de agosto.
Annan também manteve uma reunião com um ministro ligado ao movimento muçulmano xiita Hezbollah, disse uma autoridade libanesa.
Segundo a autoridade, que pediu para não ser identificada, Annan se reuniu com o ministro de Energia libanês, Mohammed Fneish, que também é uma importante autoridade do grupo xiita. O encontro ocorreu no gabinete do premiê Fouad Siniora em Beirute.
A mulher mais velha do mundo registrada no Livro Guinness de recordes morreu no Equador aos 116 anos com sintomas de pneumonia, page informou hoje a imprensa local.
María Esther Heredia de Capovilla, uma equatoriana que foi registrada pelo Guinness como a mulher mais velha do mundo em dezembro do ano passado, morreu na madrugada de domingo em um hospital do porto de Guayaquil.
Os familiares da anciã disseram à imprensa do país que ela foi internada em uma casa de saúde com um quadro de pneumonia.
Heredia nasceu no dia 14 de setembro de 1889 e teve cinco filhos, 11 netos, 20 bisnetos e cinco tataranetos. O funeral será na tarde de hoje, em sua cidade natal.
Heredia superou a norte-americana Elizabeth Bolden, de 115 anos, como a mulher mais velha do planeta.
A tempestade tropical Ernesto chegou hoje ao sudeste de Cuba, buy provocando chuvas pesadas, mas seus ventos perdiam força enquanto avançava pelo território cubano, atravessando a ilha e tomando um rumo que pode levá-lo a uma área densamente povoada da Flórida.
O Centro Nacional de Furacões, um órgão dos Estados Unidos, disse que os ventos de Ernesto tinham caído de 124 Km/h, no domingo, para 74 Km/h.
Mas a tempestade que, no domingo, transformou-se no primeiro furacão do ano pode voltar a ser um furacão no estreito da Flórida, ganhando ventos de cerca de 137 Km/h ao se aproximar de Fort Lauderdale, sul do Estado norte-americano, disse o órgão.
"A chuva não pára, mas não há rajadas de vento", disse Alina Diaz, que trabalha para um programa de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU) em Guantánamo, a cidade localizada mais a leste de Cuba.
"O Ernesto é hoje apenas uma sombra do que já foi", afirmou o meteorologista cubano Jose Rubiera, que acredita que a tempestade perderá ainda mais força ao passar pelas montanhas de Sierra Maestra.
Cuba, que enfrenta sua primeira grande tempestade em décadas sem o comando de seu líder, Fidel Castro, que se recupera de uma cirurgia intestinal, retirou 300 mil pessoas das províncias orientais.
Às 9h (horário de Brasília), o centro do Ernesto estava localizado cerca de 30 quilômetros a oeste de Guantánamo. A tempestade deslocava-se rumo noroeste a uma velocidade de 19 Km/h.
As chuvas fortes podem provocar enchentes e deslizamentos de terra no leste de Cuba, disse o Centro Nacional de Furacões. O Ernesto deve sair do território cubano por sua costa norte hoje à noite ou amanhã de manhã, acrescentou.
"O tempo que o centro (do furacão) passar sobre Cuba irá determinar com que força o sistema vai sair de Cuba", afirmou Rick Knabb, um especialista em furacões junto ao órgão dos EUA.
"Neste momento, acreditamos haver muitas chances de que o sistema ficará pouco tempo sobre Cuba e terá oportunidade de readquirir suas forças (antes de chegar à Flórida)".
O Estado norte-americano, atingido por oito furacões nos últimos dois anos, preparava-se para o pior.
O governo estadual declarou estado de emergência e os turistas receberam ordens para deixar Florida Keys. Essas ordens aparecem quase um ano depois de o furacão Katrina ter destruído boa parte de Nova Orleans.
As escolas das Keys, uma cadeia de ilhas de 177 quilômetros de comprimento localizada na ponta sul da Flórida, ficaram fechadas.
O centro de furacões divulgou um alerta que vigora de Deerfield Beach rumo ao sul pela costa leste da Flórida e de Chokoloskee rumo ao sul pela costa oeste. As Keys também estavam na zona de alerta.
Hoje, por causa de Ernesto, a Nasa (agência espacial dos EUA) cancelou o lançamento do ônibus espacial Atlantis previsto para esta semana.
A aeronave deve, provavelmente, ser retirada de sua plataforma de lançamento, no cabo Canaveral, a fim de que não corra riscos.
Ernesto transformou-se em uma tempestade tropical ao passar ao lado do sul do Haiti, provocando fortes chuvas e enchentes no país mais pobre das Américas e matando ao menos uma pessoa ali.
Havia informações não-confirmadas sobre uma outra vítima na cidade haitiana de Gonaives, onde enchentes causadas por tempestade tropical mataram 3 mil pessoas dois anos atrás.
Dezenas de milhares de cubanos, a bordo de ônibus e caminhões, foram retirados da região costeira e de vilarejos nas montanhas. Os animais de criação e as lavouras foram protegidos e os vôos domésticos para o leste do país, cancelados.
Raúl Castro, o irmão mais novo de Fidel que assumiu o controle do país, não apareceu em público.
Nova Orleans respirava com mais tranqüilidade depois de o Ernesto ter tomado um rumo que deve levá-lo para longe do berço do jazz. O Katrina atingiu a cidade em 29 de agosto do ano passado, matando cerca de 1.500 pessoas na região banhada pelo golfo do México e provocando mais de US$ 80 bilhões em prejuízos.
O preço do petróleo chegou a cair até US$ 2 hoje, depois de terem diminuído as chances de que o Erne sto ameace as instalações do setor no golfo do México.
O presidente da Câmara dos Deputados, approved Aldo Rebelo (PCdoB-SP), cialis 40mg disse hoje que poderá colocar em votação na próxima semana de esforço concentrado do Congresso, marcado para 4, 5 e 6 de setembro, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com o voto secreto na apreciação dos processos de cassação de parlamentares.
No entanto, para isso ocorrer, é necessário desobstruir a pauta que está trancada por 20 medidas provisórias e seis projetos com urgência constitucional. "Tenho falado com líderes sobre a necessidade de desobstrução da pauta. Tenho encontrado boa vontade de todos eles", afirmou Aldo.
Segundo o deputado, se for possível desobstruir a pauta, a Casa terá condições de apreciar a PEC e a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. "Se concordarem em votar as medidas provisórias pelo voto simbólico, de forma que essas medidas provisórias vão para o Senado, e podem voltar modificadas e, em seguida votamos a Lei Geral, nós só teríamos para votar mesmo no painel a PEC do Voto Aberto. E, pelo que consultei, os líderes apóiam essa iniciativa".
Para uma proposta de emenda à Constituição ser aprovada na Câmara, são necessários pelo menos 308 votos favoráveis dos 513 deputados. A votação é feita em dois turnos.
A Turquia concordou em contribuir com soldados para a força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Líbano, pharm disse o governo hoje. "A questão da força de paz da ONU foi discutida e foi decidido, medicine em princípio, adiposity que vamos participar da missão", disse o porta-voz do governo e do Ministério da Justiça, Ceil Cicek, em entrevista à imprensa após uma reunião do gabinete.
"A Turquia tem tido um papel ativo no Oriente Médio desde o início (do conflito entre Israel e o Hezbollah), e vai continuar assim". A Turquia, membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e país predominantemente muçulmano com um sistema constitucional secular, tem boas relações com Israel e os Estados árabes.
Os Estados Unidos, Israel e o Líbano pediram a Ancara que participe da força de paz.
Cicek não deu números, mas notícias locais indicaram neste mês que a Turquia poderia enviar de 500 a mil soldados de não-combate. O Ministério das Relações Exteriores se recusou a falar de números.
O governo vai pedir ao Parlamento que se reuna nesta semana ou na próxima para aprovar o envio das tropas. O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, deu início na segunda-feira em Beirute a uma missão no Oriente Médio com o objetivo de transformar uma trégua que suspendeu a guerra de 34 dias entre Israel e o Hezbollah em um cessar-fogo duradouro.
Três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em uma explosão ocorrida na cidade mediterrânea de Antalya, approved Turquia, page hoje, menos de 24 horas depois de quatro bombas terem explodido em outr os pontos do país, disseram testemunhas e meios de comunicação.
Moradores e testemunhas contaram que ouviram uma grande explosão responsável por quebrar janelas e provocar um incêndio em uma área comercial do centro da cidade, um dos pontos turísticos mais procurados do país.
"Vi dois turistas feridos e um corpo queimado de um homem morto que era vendedor", disse a jornalista Riza Ozel, que está em férias. Autoridades de três hospitais públicos contaram que receberam um total de 38 pessoas feridas.
A agência de notícias Anatolian, de propriedade do governo, disse que uma rua próxima havia sido fechada para o tráfego depois de uma mala suspeita ter sido achada ali. Um esquadrão antibomba estava a caminho do local.
A explosão em Antalya aconteceu menos de 24 horas depois de três bombas terem sido detonadas dentro de um intervalo de 15 minutos em Marmaris, uma região turística da costa da Turquia, ferindo 21 pessoas.
No mesmo dia, um outro artefato explosivo fer iu seis pessoas em Istambul. Os dois ataques deixou um total de 27 feridos, incluindo 10 britânicos. O grupo Falcões da Libertação do Curdistão assumiu os ataques de domingo em Marmaris e Istambul em seu site hoje.
Esse grupo tem ligações com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que foi banido e há mais de 20 anos luta pela criação de um Estado curdo no sudeste da Turquia. Não foi possível confirmar imediatamente a autenticidade do comunicado.
"Quem fez isso? O que eles querem dessas pessoas?", perguntou Suzanne Bedford a uma autoridade. Os dois netos dela recebiam tratamento no hospital Ahu Hetman, em Marmaris.
Antalya e Marmaris são pontos turísticos bastante procurados por moradores do oeste da Europa e por russos. Um grande número de turcos também frequenta a região. Prevê-se que cerca de 1,8 milhão de britânicos visitem a Turquia neste ano.
Moradores da região costeira preocupam-se com a possibilidade de que o setor turístico, um motor importante da economia turca, esfrie. As explosões ocorridas nesta semana são apenas as mais recentes de uma série que atingiu a Turquia no último ano.
"As pessoas que detonaram essas bombas nos lembraram sobre como estamos vulner áveis a essa escória do terrorismo e sobre a necessidade de que nossos governos cooperem para derrotá-la", disse, em Marmaris, Peter Westmacott, embaixador britânico.
"Com o empenho de nossas forças de segurança, vamos capturar os responsáveis pelas explosões assim que for possível e vamos levá-los a julgamento", afirmou Temel Kocaklar, governador da Província de Mugla, onde ficam as cidades afetadas.
As medidas de segurança foram intensificadas ao longo da costa turca, que continua cheia de turistas. "Essas explosões não foram dirigidas diretamente contra os turistas britânicos. Muitos turcos ficaram feridos também", afirmou Cemalettin Ozdemir, uma autoridade de Marmaris.
Separatistas curdos, esquerdistas e militantes isl âmicos já realizaram atentados a bomba na Turquia. Na sexta-feira passada, duas bombas explodiram na cidade turca de Adana, ao norte, ferindo quatro pessoas.
O PKK lançou sua campanha em defesa do separatismo em 1984. A Turquia, como os EUA e a União Européia, considera esse um grupo terrorista e o culpa pela morte de mais de 30 mil pessoas.
Leia também:
Bombas deixam 27 feridos em centro turístico turco em Istambul
O resultado das eleições presidenciais do México, approved realizadas no dia 2 de julho, não sofreu mudanças significativas depois da recontagem parcial dos votos, feita por conta das alegações de fraude feitas pela esquerda, afirmou hoje a Justiça Eleitoral.
Os sete magistrados do tribunal rechaçaram as alegações do candidato de esquerda, Andrés Manuel López Obrador, que há semanas realiza protestos na Cidade do México, depois de ter sido derrotado por uma diferença mínima de votos pelo candidato Felipe Calderón.
"Este tribunal tem privilegiado dois princ ípios: um homem, um voto, sufrágio efetivo. Podemos dizer aos cidadãos neste dia de hoje que seus votos foram contados e são definitivos", disse o juiz Fernando Ojesto, ao justificar seu voto.
Depois de uma batalha intensa com o Ministério Público Federal, ampoule o Google anunciou mudanças nos termos de compromisso do seu site de relacionamentos, remedy o Orkut.
Ao entrar no site, approved uma mensagem da empresa é enviada pedindo a colaboração do usuário para que o Orkut se mantenha "saudável". No recado, a empresa pede responsabilidade do internauta ao utilizar os serviços do site, denunciando qualquer conduta imprópria presenciada.
Outra mudança nos termos de compromisso foi a idade mínima para utilizar o site. Agora é necessário ter 18 anos ou mais para ter acesso ou se inscrever no Orkut. Para isso, será necessário fornecer informações exatas, verdadeiras e completas para utilizar os serviços do site.
Além disso, o Google colocou nos termos de compromisso cláusulas que isentam a empresa quanto a transmissão de vírus, spams ou mensagens maliciosas na rede de relacionamentos.
As medidas foram tomadas para evitar mais conflitos com o Ministério Público Federal, e agora o Google deixa claro que as novas regras do site estão de acordo com as leis do Estado da Califórnia, sem a possibilidade de conflito com as leis locais e federais do país residente do usuário.
O Irã ofertará, side effects em breve, cheap 24 blocos de exploração de petróleo no país, store mas não vai atingir sua meta de produção para 2010, de cinco milhões de barris por dia (bpd), afirmou hoje uma importante autoridade do setor.
Gholamhossein Nozari, diretor-gerente da Companhia Nacional de Petróleo do Irã (NIOC, na sigla em inglês), disse que o país deve atingir um patamar de produção de 4,5 milhões de barris por dia em março de 2010.
A produção iraniana atual é de aproximadamente 3,85 milhões de barris por dia, abaixo de sua cota de 4,11 milhões de barris díarios estabelecida pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
Analistas afirmam que o Irã não consegue atrair o volume de investimento necessário, particularmente das empresas estrangeiras que detém conhecimento tecnológico vital, para cumprir seus ambiciosos planos de incremento da produção de petróleo.
"O Irã irá leiloar em breve 24 blocos de exploração", disse Nozari, de acordo com o Web site do Ministério do Petróleo. Não foram dados mais detalhes. O ministro do Petróleo, Kazem Vaziri-Hamaneh, teria dito no domingo que o Irã redesenhou o padrão de seus contratos de desenvolvimento de energia, como parte de um processo de revisão que tem como objetivo torná-los mais atrativos. Ele também não deu detalhes sobre a medida.
As sanções que podem ser impostas ao governo de Teerã, por conta de sua disputa com o Ociente sobre seu programa nuclear, deve afugentar ainda mais os investimentos estrangeiros, afirmam analistas. "O Irã manterá os atuais contratos com empresas estrangeiras mesmo se (o país) sofrer sanções", disse Nozari, segundo a agência de notícias Mehr.
O secretário-geral da ONU, cialis 40mg Kofi Annan, exigiu a ministros libaneses hoje que os dois soldados israelenses sequestrados na operação que deflagrou a guerra entre Israel e o Hizbollah sejam entregues à Cruz Vermelha, disse uma fonte do governo.
A fonte, que participou da reunião de Annan com o gabinete libanês, disse que o secretário-geral afirmou que vai pedir ao presidente sírio, Bashar al-Assad, que estabeleça relações diplomáticas com o Líbano e que controle o lado sírio da fronteira.
Annan, que deve chegar a Israel na terça-feira, está tentando obter progressos nas questões mencionadas na resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU, que determina a ampliação da força da ONU com o objetivo de consolidar a trégua entre Israel, o Líbano e o Hezbollah, que entrou em vigor no dia 14 de agosto, depois de 34 dias de guerra.
"Temos uma chance de ter uma trégua de longo prazo e uma paz de longo prazo, e todos precisamos trabalhar juntos", disse Annan depois de conversar com o presidente do Parlamento libanês, Nabih Berri, importante aliado do Hezbollah e que está negociando em nome do grupo militante.
Annan também manteve negociações em separado com o ministro da Energia, Mohammed Fneish, um dos dois ministros do Hezbollah, disse uma fonte libanesa. A resolução da ONU autorizou a ampliação p ara até 15 mil soldados da força de paz, a Unifil, que já atua no Líbano com um contingente de 2 mil homens. A força deve ajudar 15 mil soldados libaneses a policiar uma zona de isolamento de fronteira, de modo a manter as forças israelenses e do Hezbollah afastadas.
A atuação da nova força foi um dos temas centrais da conversa de Annan com o primeiro-ministro do Líbano, Fouad Siniora, assim como a suspensão do bloqueio aéreo e marítimo imposto por Israel ao país e que já dura mais de um mês e meio. "Sobre a suspensão do bloqueio, isso vai acontecer, se Deus quiser, mas não em 24 horas", disse Siniora.
Israel afirma que vai manter as restrições até que o embargo sobre as armas do Hezbollah esteja assegurado. O país quer que a missão da ONU patrulhe a fronteira de 375km com a Síria. "Nós discutimos a chegada das forças internacionais e a retirada israelense, que têm de acontecer logo", disse Siniora.
A missão ganhou força na sexta-feira, quando países europeus prometeram fornecer 7 mil soldados. Na segunda, a Turquia afirmou que também vai colaborar, mas não havia números oficiais.
O presidente do Parlamento libanês, Berri, que disse ter reclamado a Annan sobre violações da trégua por Israel, pode ter uma atuação essencial nas negociações para a libertação de prisioneiros libaneses em troca da soltura dos soldados israelenses capturados no dia 12 de julho.
O líder do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, mencionou no domingo negociações que podem levar à troca de prisioneiros. Também pediu um governo de unificação nacional, sem porém reivindicar mais poder para o Hezbollah, que hoje tem dois ministros no governo.
Seu principal aliado cristão, o general aposentado Michel Aoun, disse numa entrevista coletiva na segunda-feira que o governo Siniora deveria acabar, e fez uma aparente ameaça velada. "Esperamos que ocorra uma mudança pacífica, preservando a estabilidade do país. Se essa mudança não acontecer desse modo, há outras formas de as coisas se desenrolarem".
Em Damasco, o ativista norte-americano Jesse Jackson reuniu-se com líderes exilados do Hamas para tentar mediar uma troca de prisioneiros, visando à libertação de um outro soldado israelense sequestrado por militantes palestinos.
Segundo o integrante do Hamas Mohammed Nazzal, Jackson reuniu-se com o líder Khaled Meshaal na noite de domingo. "Insistimos que a troca de prisioneiros tem de ser simultânea, o principal ponto de discórdia", disse Nazzal.
Israel deu início a uma ofensiva contra a Faixa de Gaza no dia 28 de junho para tentar recuperar o soldado. Os confrontos continuam, e as forças israelenses mataram dois integrantes de uma força de segurança do Hamas, dois guardas presidenciais e um civil, segundo fontes palestinas.
O presidente da ONU deve ir até o sul do Líbano e até Israel na terça-feira. Uma autoridade síria disse que Annan é esperado em Damasco na quinta-feira. Ele também deve ir ao Irã.
Os Estados Unidos acusam a Síria e o Irã, principais aliados do Hezbollah, de incentivar o conflito no Líbano e de apoiar grupos milit antes palestinos. O presidente da França, Jacques Chirac, disse que o Irã e a Síria não devem se isolar do resto do mundo, mas sim trabalhar pela construção de uma paz duradoura no Oriente Médio.
Hoje é o último dia para interessados se inscreverem no concurso da Procuradoria Geral da República, viagra que oferece 209 vagas para o cargo de promotor, information pills em diversos estados brasileiros. O cargo exige que o candidato seja bacharel em Direito e possua experiência de três anos em atividade jurídica comprovada. O salário oferecido é de R$ 21.005, side effects 69.
As inscrições em Brasília podem ser realizadas na sede da Procuradoria Geral do Distrito Federal (SAF Sul, quadra 4, conjunto C, Brasília). As vagas também estão disponíveis para os estados do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
A taxa de inscrição é no valor de R$ 140, e as provas estão previstas para serem aplicadas no dia 8 de outubro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Procuradoria Geral da República: 3031-5100.
Confira aqui o edital.