Menu
Brasília

Empresa abre atacado em Valparaíso e gera 500 empregos na região

Arquivo Geral

23/08/2016 19h52

A rede atacadista Assaí inaugura no dia 25 a primeira unidade em Valparaíso de Goiás. Com um investimento de R$ 35 milhões, a loja, que tem mais de 12 mil m² de área construída, trará ao consumidor mais de 7 mil itens entre mercearia, alimentos, embalagens, higiene, bebidas, limpeza e hortifruti, de grandes marcas nacionais, regionais e importadas.

O Assaí de Valparaíso de Goiás seguirá o modelo de loja da rede que vem sendo implantado desde 2012. Uma das mudanças mais percebidas no novo formato é o aumento da área de estocagem na loja, pois os produtos passam a ser armazenados no ponto de venda, o que facilita a operação de reposição. Outra mudança relevante na reestruturação diz respeito ao sortimento de produtos, que foi renovado em cerca de 30% para oferecer mais variedade. Além disso, a estrutura física das lojas ficou mais clara, com fachadas de vidro que permitem a entrada de luz natural, amplas e confortáveis, ar-condicionado e estacionamento coberto.

A rede está investindo em uma capacitação dos funcionários e colaboradores para atender com excelência seus clientes, sejam eles pequenos e médios comerciantes ou o consumidor final, que recentemente encontrou no segmento mais uma forma de economizar, principalmente quando as compra são feitas em grande volume. O grande atrativo, nesse caso, é a política de dois preços. Isso quer dizer que, a partir de uma pequena quantidade de determinado produto, é possível pagar o valor de atacado e economizar.

“Escolhemos Valparaíso depois de estudos que mostraram que a região se encaixa na posição de investimento dos grandes centros brasileiros. O Assaí sempre busca regiões onde há um grande potencial de crescimento econômico e existe uma crescente demanda de estabelecimentos comerciais e consumidores”; explica Belmiro Gomes, presidente do Assaí Atacadista. Além disso, com a chegada a Valparaíso, o Assaí gerou cerca de 500 pessoas foram empregadas, direta ou indiretamente.

A rede tem mais dez lojas em construção em diversas áreas do país e, em 2015, encerrou o ano com crescimento de 25,5%. No primeiro semestre deste ano, o avanço foi de 36,6%. “O Assaí vem apresentando crescimento constante de dois dígitos nos últimos trimestres e acumula, nos últimos quatro anos, aumento de 200% em vendas brutas. Esse avanço, motivado pela maior preocupação dos consumidores com relação aos preços, também se reforça no plano de aberturas e modernização das lojas, que foi intensificado nos últimos dois anos”, finaliza Gomes.

Sustentabilidade

Uma das propostas do Assaí Atacadista é conscientizar e servir de exemplo para a cadeia de valor, composta por pequenos e médios comerciantes, incentivando-os na adoção de práticas sustentáveis.

Para construção da loja de Valparaíso, o Assaí Atacadista utilizou tecnologias e diferenciais ambientais que buscam a melhor utilização de recursos naturais, com redução do consumo de energia elétrica e melhor aproveitamento da água. Entre eles, ilhas refrigeradas que possuem fechamento e evaporação da água residual da condensação, eliminando a necessidade de drenos, evitando volume de água para a rede de esgoto. Com esse fechamento, há maior aproveitamento do equipamento reduzindo o consumo de energia. A iluminação tem cobertura com zenitais (aberturas em telhas translúcidas na cobertura da loja que permite entrada de luz natural), e fachada de vidro, para proporcionar maior iluminação natural durante o dia, diminuindo a utilização das lâmpadas e gerando também a redução no consumo de energia elétrica.

Em sua política de uso racional das sacolas plásticas, a rede Assaí Atacadista oferece três maneiras para o transporte de mercadorias: sacolas retornáveis (ecobags), caixas de papelão, distribuídas gratuitamente, e sacolas plásticas comercializadas a R$ 0,20, aos clientes que desejarem fazer essa aquisição e contribuir com a doação para APAE Brasília – toda a receita líquida obtida com a comercialização de sacolas nessas duas lojas é revertida para a entidade.

O Assaí ainda possui coletores de pilhas e baterias, presente em todas as lojas da rede desde 2011. Em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e em cumprimento da legislação Conama 401/08, as lojas coletam e dão correta destinação para esse tipo de resíduo.

Sobre o Assaí Atacadista

A rede Assaí Atacadista possui 97 unidades em 14 estados (AL, AM, BA, CE, DF, GO, MS, MT, PB, PE, PR, RJ, RN, SP). Negócio de atacado do GPA, a rede opera com o formato Cash&Carry, conhecido como atacado de autosserviço, e está em plena expansão. Em 2015, a rede inaugurou 11 novas unidades no Brasil e fechou o ano com crescimento de 25,5% nas vendas brutas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado