Menu
Brasília

Embaixadas latino-americanas visitam Creas Migrantes em Brasília

Representantes de seis países conheceram o trabalho de atendimento a imigrantes, refugiados e apátridas vítimas de violações de direitos

Redação Jornal de Brasília

12/02/2026 16h41

Foto: Agência Brasil

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Migrantes recebeu, na quarta-feira (11), representantes das embaixadas da Guatemala, Uruguai, Honduras, Paraguai, El Salvador e República Dominicana. O encontro teve como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido na unidade, administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), voltado ao atendimento de imigrantes, refugiados e apátridas vítimas de violações de direitos.

Durante a visita, a delegação conheceu as instalações localizadas na Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), próximas ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), e assistiu a uma apresentação sobre as ações do centro.

“O Creas Migrantes desempenha um papel fundamental na proteção socioassistencial e outros direitos dessa população. Não à toa, recebemos o selo MigraCidades, em que a ONU reconhece o trabalho de excelência realizado aqui. E estabelecer novas parcerias é mais um passo para qualificar essa atuação”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

O gerente do Creas Migrantes, Aquiles Brayner, enfatizou a importância estratégica da visita para fortalecer a articulação em rede, envolvendo o poder público, a sociedade civil e diferentes instituições. “Esse encontro representa não apenas um momento de apresentação institucional, mas um passo importante para a construção de um trabalho conjunto, baseado no diálogo, na cooperação e na proteção integral dos direitos da população imigrante em situação de violação de direitos”, acrescentou ele.

Pioneira no Brasil, a unidade oferece atendimento e acompanhamento socioassistencial multilíngue a imigrantes, refugiados e apátridas vítimas de xenofobia, tráfico internacional de pessoas e dificuldades de integração decorrentes de barreiras linguísticas e culturais.

No local, são realizadas avaliações e inclusões em programas como o Cartão Prato Cheio, benefícios eventuais e inscrição no Cadastro Único. Além disso, há encaminhamentos para serviços de saúde, educação e regularização de documentação migratória.

O Creas Migrantes funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Interessados podem comparecer diretamente para orientações ou ser encaminhados por diversos órgãos.

*Com informações da Sedes-DF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado