O Brasil soube nesta quinta-feira por quem será representado no vôlei de praia masculino nos Jogos Pan-americanos. Precisando de apenas duas vitórias para conquistar a vaga, a dupla Emanuel/Ricardo não deu chances para os adversários nos dois jogos desta quinta na etapa de Estoril do Circuito Mundial e não podem mais ser alcançados no ranking da FIVB pelos compatriotas Márcio/Fábio Luiz. Será a primeira participação dos dois em uma edição de Pan-americano.
Campeões olímpicos em Atenas-2004, Emanuel e Ricardo precisaram de apenas 36 minutos para conseguir a primeira vitória, diante da dupla local Texeira/Azenha por 2 sets a 0, com parciais de 21/12 e 21/17. Em seguida, os brasileiros mediram forças com os canadenses Heese e Cadieux e conseguiram outro resultado de
“É um desejo especial que vamos realizar”, comemorou Emanuel. “Queríamos muito essa vaga. Era um sonho disputar esse Pan no Rio e conseguimos. Estou muito feliz por mim, pelo Ricardo, pela nossa equipe, por nossas famílias e por todos que mandaram mensagens de força, de carinho, que torceram pela gente, sempre nos dando muita força”.
Já Ricardo preferiu falar dos objetivos da dupla na temporada e ressaltou a importância das etapas do Circuito antes do início dos Jogos por conta da vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008.
“Temos um longo caminho pelo mundo até a viagem para o Rio”, avaliou o atleta baiano. “Serão muitas etapas pelo Circuito e esta competição classifica para as Olimpíadas de Pequim, que é nosso segundo objetivo na temporada. Sem dúvidas a vaga para o Pan está mexendo muito com a gente e vai nos dar ainda mais motivação para seguir brigando pela vaga olímpica”, declarou.