Menu
Brasília

Em Sobradinho, Hvep móvel já atendeu 350 animais de estimação

Unidade móvel do Hospital Veterinário público está desde novembro na cidade, realizando consultas gratuitas

Redação Jornal de Brasília

05/01/2023 8h44

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A autônoma Fabiana Rodrigues, 31, aproveitou seu horário de almoço para cuidar da saúde do pet. Esta semana, ela levou o cão Spayke, um schnauzer de 13 anos, para um atendimento rápido perto de sua casa, em Sobradinho. E deu certo. Foi atendida na unidade móvel do Hospital Veterinário Público (Hvep), ao lado da administração regional da cidade, e retornou satisfeita para o lar.

Fabiana Rodrigues levou o cachorrinho Spayke ao Hvep móvel, onde ele foi atendido pela veterinária Maysa Viana | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“É excelente o atendimento aqui – além do que, uma consulta custa em torno de R$ 300 a R$ 400, e poder de fazer de forma gratuita é uma ajuda e tanto do governo. A maioria [das pessoas] não tem condições de pagar”, opina Fabiana. “O Spayke está com queda de pelos intensa, dores no ouvido, e saiu já medicado daqui da unidade móvel. Acho que é um cuidado importantíssimo do GDF com nossos ‘filhos’.”

O cachorro é apenas um entre os cerca de 350 animais de Sobradinho que já foram atendidos pelo trailer, de responsabilidade do Brasília Ambiental. Desde novembro, a unidade está na região administrativa (RA). O serviço móvel oferece a recepção e a triagem do animal, atendimento clínico e ambulatorial, coletas para exames de sangue (hemograma e bioquímicos) e, aos tutores dos bichanos, orientações educacionais.

Diariamente, são realizadas até dez consultas. Na parte da manhã, o atendimento é feito por ordem de chegada, enquanto a é reservada para retornos e medicação.

“Recomendamos sempre que se faça um checkup anual no seu pet, porque a gente brinca que o animal não fala, então muitas doenças ficam escondidas. Vale a pena aproveitar esse início de ano, a volta das férias, e levar o bicho para uma consulta”, aponta a médica veterinária Maysa Viana.

“Estamos em um ponto bem localizado, que também é próximo à rodoviária da cidade, e prontos para atender a população. Nos casos mais graves ou emergenciais, encaminhamos para a sede fixa do Hvep, em Taguatinga, ou a uma clínica particular”, explica Maysa. A equipe conta com dois veterinários (médico e enfermeiro) e uma atendente.

Esta é a terceira RA que a unidade móvel visita com sucesso. O serviço já passou por Samambaia e Riacho Fundo, tendo atendido 1,5 mil cachorros e gatos nas duas cidades. De acordo com a programação do Brasília Ambiental, até o final de fevereiro o consultório itinerante dos bichos estará estacionado em Sobradinho.

Serviço

Hvep móvel
? Até fevereiro, ao lado da Administração Regional de Sobradinho (Quadra Central, Setor Administrativo, Lote A).
? Horário: atendimento clínico e ambulatorial das 7h30 às 12h; atendimento dos retornos, das 13h às 17h.
? Serviços ofertados: consulta clínica geral, hemograma, exames bioquímicos, curativos simples, aplicação de medicações (a depender do caso) e orientações educacionais.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado