José Ely de Miranda, o Zito, foi o grande homenageado na passagem da Tocha Pan-americana por Santos, segundo município paulista a receber o símbolo dos Jogos que acontecerão no Rio de Janeiro. O ex-meio-campista do Peixe, atual gerente de futebol do clube, posou para fotos com fãs e amigos, recebeu inúmeros cumprimentos, aplausos, antes e depois de erguer o símbolo do Pan nesta sexta-feira.
Enquanto era festejado pela população que acompanhou o início do evento no ginásio do Santos, Zito comparou a sensação de carregar a Tocha aos seus maiores feitos como atleta. “É uma sensação indescritível. Estou muito emocionado, de verdade. É como se eu tivesse sido campeão do mundo novamente. Fico me sentindo como naquela época”, enalteceu o gerente do Peixe, natural de Aparecida, momentos após entregar a Tocha para o iatista Rafael Elias Nahat Galiotti.
Além da homenagem a Zito, que carregou a Tocha até o gramado da Vila Belmiro, houve atividades cívicas e apresentação de grupos culturais na festa organizada por prefeitura e diretoria do Santos. “Esse é um evento que mostra a grandeza da cidade e do nosso clube, dois expoentes na formação de atletas para o país. Nada mais justo que a Tocha passe por aqui, o que serve de estímulo para o esporte do município”, discursou o prefeito João Paulo Tavares Papa.
Marcelo Teixeira, presidente do Santos, foi mais econômico em seu pronunciamento. Após enfrentar os jornalistas que cobrem o clube na quinta-feira, quando respondeu inúmeras perguntas sobre o mau momento da equipe, ele desejou que a passagem da Tocha inspirasse sucessos futuros. “Com muito orgulho, nossa seleção de craques de várias modalidades e gerações disseminará o ideal pregado pelo revezamento, que é a promoção do espírito de integração entre as nações participantes”, anunciou.
Outras personalidades ligadas ao Peixe que participaram do revezamento foram os ex-atletas Clodoaldo Tavares Santana e Narciso. O diretor de taekwondo Fábio Goulart, os mesatenistas Lígia Santos Silva, Lidney Castro e Lucas Martins (paratleta), a judoca Danielle Zangrando e o ex-jogador de vôlei laureado Sérgio Telles Pires Pinheiro representaram as modalidades olímpicas do clube. “É um orgulho ter sido lembrada para um evento com atletas de importância histórica, como é o Zito”, enalteceu Zangrando.
A judoca integra a Associação Rogério Sampaio, que leva o nome do lutador santista medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona em 1992, na categoria meio-leve. Atual diretor-presidente da Fundação Pró-Esporte de Santos, Sampaio encerra o revezamento da Tocha pelo município, que terminará com acendimento da pira pan-americana na Praça Mauá, no Centro. “Esse evento é o reconhecimento da importância de Santos para a história do esporte brasileiro”, classificou.