Carlos Carone
carone@jornaldebrasilia.com.br
Nem de perto o Metrô do Distrito Federal lembra um serviço de transporte coletivo que recebeu uma injeção de quase meio bilhão de reais para serem investidos em manutenção nos últimos cinco anos. As multinacionais Alstom e Siemens abocanharam, juntas, R$ 462,2 milhões no período entre 2006 e o ano passado para prestar serviços de reparos no maquinário e nos vagões.
Números obtidos pelo Jornal de Brasília, por meio do Sistema Integrado de Gestão Governamental (Siggo), apontam que apenas a Alstom embolsou R$ 133.840.851 milhões somente no ano passado. Com o passar dos anos, a gigante francesa foi aumentando seus dividendos, enquanto os passageiros brasilienses que precisam pegar o metrô enfrentam, diariamente, a falta de segurança, além de viagens demoradas e desconfortáveis.
Leia na íntegra na edição desta segunda-feira no Jornal de Brasília.