
Muitos jovens, música alta e animação em Taguatinga. Um bloco de rua? Desfile de alguma agremiação? Não. Hoje é o último dia do congresso de jovens da União de Mocidades da Assembleia de Deus de Brasília (Umadeb). O evento religioso acontece há quatro dias no estacionamento do estádio Serejão. Nos dois turnos de programação, um de manhã e outro à noite, o encontro reúne um público diário de aproximadamente 25 mil pessoas.
Na 32ª edição, o Umadeb conta com a presença de figuras reconhecidas no circuito evangélico. No entanto, para o coordenador do evento, Roberto Vella, o principal atrativo do encontro não é o glamour dos convidados.
“Eles trazem um prestígio a mais para o nosso evento. São referências, sem dúvida, mas a principal atração do Umadeb é a fé de quem vem até aqui. É a animação do público que vem para ouvir a palavra de Deus”, conta Vella.
Ontem, uma das principais atrações do evento foi o pastor Cláudio Duarte, conhecido por pregações bem-humoradas. “Vim aqui para vê-lo. Gosto muito da maneira como ele prega. Este é o meu quarto ano no congresso e a cada ano que passa fica maior e melhor”, afirmou a professora Daniela Moraes, 34 anos.
Público fiel
De acordo com o coordenador Roberto Vella, é grande a quantidade de pessoas que prestigiam o congresso todos os dias. “São aproximadamente 25 mil pessoas por noite. A maioria é do Distrito Federal e do Entorno, mas temos caravanas que vêm para cá de diversos pontos do Brasil”, explica.
Segundo ele, o evento recebe participantes de estados como “São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, entre outros. É uma experiência de socialização entre todos os jovens assembleianos do Distrito Federal e de fora”.
Jovens dizem preferir louvar e ser fiel a Deus
O estudante Hansk Carvalho, 22 anos, mora no Guará e está alojado, junto com companheiros de igreja, no ginásio ao lado do estádio onde o evento é sediado. “É uma experiência muito boa. Estou vindo todos os dias, desde sábado”, disse o estudante, que afirmou que já está pelo nono ano seguido no evento.
Com o tema Eu prefiro ser fiel, o evento destaca a decisão dos jovens de seguir os ensinamentos de Deus. “Diferentemente de outros eventos, nós reunimos uma grande quantidade de pessoas e não tivemos nenhuma ocorrência de briga ou qualquer outro problema. Vejo que os jovens hoje procuram diversas alternativas para se divertir. Entre elas o álcool, as drogas e outras coisas que podem acabar com a vida de maneira trágica”, ressaltou Roberto Vella.
Com este pensamento, Thiago Fernandes da Silva, 29, e a esposa, Chirlene Bandeira Viana, 28, trouxeram o pequeno Davi, de apenas seis meses para o congresso. “Acho importante trazer a criança desde cedo para um ambiente como este. Com muita paz e amor. Isso, sem dúvida, o influenciará a crescer dentro do evangelho, longe de ambientes que contrariam as leis de Deus”, contou Thiago. “Essa é a minha quinta edição. A qualidade do evento evolui a cada ano”, destacou Chirlene.
“Apesar de ser um evento para jovens, o congresso da Umadeb reúne pessoas de diversas idades. De idosos a crianças. É um evento familiar. Muitos começaram a frequentar aqui quando jovens e hoje trazem os filhos para nos prestigiar”, conta Roberto Vella.
O evento começa às 9h e vai até as 13h. A segunda rodada se inicia às 18h e termina às 22h. Entre as atrações de hoje estão as presenças do cantor e violonista Cleiton Queiroz e do pastor Genival Bento.