Atual recordista sul-americana, com 19,30m e medalha de prata no Pan de Santo Domingo em 2003, com 18,48m, a brasileira Elisângela Adriano tentará a conquista da medalha de ouro no arremesso de peso nesta sexta-feira nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. Para isso, porém, a atleta terá um parada duríssima: a campeã olímpica Yumileide Cumbá, de Cuba.
As cubanas, aliás, já deram mostras de sua força em outra prova na qual participa Elisângela: o arremesso de disco. A brasileira conquistou o bronze na última terça-feira nesta categoria, tendo duas atletas da ilha presidida por Fidel Castro à sua frente.
Para o arremesso de peso, além de Cumbá, que é também a atual campeã pan-americana, Cuba contará com a atleta que detém as melhores marcas do ano na modalidade: Misleidis González. Além delas, as norte-americanas Jilian Camarena e Kristin Heaston e a atleta de Trinidad e Tobago, Cleopatra Borel-Brown, são as principais concorrentes da arremessadora nacional.
Além de Elisângela, o Brasil terá mais uma representante na prova: Andrea Pereira, atual vice-líder do ranking nacional, com a melhor marca da carreira sendo de 16,90m.
![]() |
