Jéssica Antunes
jessica.antunes@grupojbr.com
Duas pessoas foram presas na manhã deste domingo (28) por filmar as urnas durante a votação. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), as ocorrências foram no Recanto das Emas e na Fercal, em Sobradinho. Os eleitores foram liberados depois de assinar termo de compromisso de comparecimento à Justiça e a Segurança Pública e Paz Social (SSP-DF) diz que episódios serão apurados.
Um homem de 22 anos acabou na delegacia por volta das 8h40, ao tentar filmar o momento do voto no Centro de Ensino Fundamental 308 do Recanto das Emas. A ação foi flagrada pelo secretário da seção eleitoral, que notificou a Polícia Militar e levou o jovem à delegacia. Meu objetivo era simplesmente registrar. Minha ideia era filmar, mas acabou tirando foto. Eu reconheço e peço desculpa”, disse aos policiais. A foto foi compartilhada na internet.
Na Fercal, um eleitor de 29 anos chegou a gravar o voto e foi detido por volta das 9h. Os casos foram registrados na 35ª e na 27ª Delegacias de Polícia. Conforme a Legislação Eleitoral, “violar ou tentar violar o sigilo do voto” é crime, com pena de de até dois anos de prisão e multa que pode chegar a R$ 15 mil. Portar celular na cabine de votação também é vetado.
*Com informações de Raphaella Sconetto