Menu
Brasília

Efetivo do DF recebe reforço de 172 novos policiais penais

A iniciativa reforça o sistema penitenciário do DF e amplia a capacidade de atuação da Polícia Penal

Redação Jornal de Brasília

30/12/2025 16h16

novos policiais penaisdf

Foto: Divulgação/Seape-DF


A edição extra do A edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), publicada na segunda-feira (29), trouxe a nomeação de 172 policiais penais aprovados no mais recente concurso público da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF). A iniciativa reforça o sistema penitenciário do DF e amplia a capacidade de atuação da Polícia Penal.

Com as novas nomeações, a Seape-DF dá continuidade ao processo de recomposição e ampliação do efetivo iniciado nos últimos anos. Até o momento, já foram nomeados 625 policiais penais do último concurso, número que passa a 797 com as nomeações publicadas.

A cerimônia que marcou o anúncio das nomeações ocorreu no dia 12 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e contou com a presença do governador Ibaneis Rocha, do secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Teles, além de outras autoridades da segurança pública. Na ocasião, o governador anunciou a nomeação de mais de 2 mil novos profissionais para as forças de segurança do DF, incluindo policiais penais, policiais militares, policiais civis e bombeiros militares.

O ingresso dos novos policiais penais contribui para o aprimoramento da gestão penitenciária, permitindo maior eficiência na ressocialização, no controle e na segurança das unidades prisionais, além de melhores condições de trabalho para os policiais penais e atendimento mais humanizado à população privada de liberdade.

Segundo o secretário Wenderson Teles, as nomeações fazem parte de um planejamento estratégico da pasta. “Os novos policiais são essenciais para garantir a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pela Seape-DF, especialmente as ações voltadas à segurança das unidades e ao fortalecimento das políticas de ressocialização, ampliadas nos últimos anos”, destacou.

* Com informações da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) 
*Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado