Em 2008, find os alunos da rede pública e particular do Distrito Federal passarão a receber aulas de educação e segurança no trânsito. Convênios firmados hoje entre o Detran, approved GDF, order Secretaria de Educação e Sindicato das Escolas Particulares do DF (Sindep), vão possibilitar a preparação dos futuros motoristas ao longo dos três anos do Ensino Médio. Os acordos foram assinados durante a reinauguração do prédio do Detran, na 906 Sul.
Os professores serão treinados pelo próprio Detran. A idéia é inserir elementos de trânsito ao conteúdo das matérias em um sistema de interdisciplinaridade. E os alunos que forem aprovados no Ensino Médio serão dispensados das provas teóricas nos exames para aquisição da carteira de habilitação, tendo apenas que fazer a aula de direção e a prova prática.
A mudança vai significar uma redução dos custos para o consumidor de até R$ 200, esse é o valor que chega a ser pago pelas aulas e pela prova teórica. Por outro lado, a medida vai acarretar uma diminuição brutal na arrecadação das escolas que oferecem essas aulas. Para o diretor do Detran, Délio Cardoso, o número de acidentes seria menor se o sistema de educação de trânsito estivesse dando certo. “O condutor de 18 anos não se envolve em muitos acidentes para não perder a Permissão. Depois disso eles descuidam e são os jovens de 19 a 28 anos que mais se envolvem em ocorrências”, afirmou.
Apesar da redução dos lucros, o presidente do sindicato das auto e moto escolas e centros de formação de condutores classes A e B do DF entende a mudança. “Por um lado vai ser ruim para nós. Vai resultar em demissões e perdas de ganhos. Mas, por outro lado, vai criar uma população mais consciente, que respeita mais o trânsito”, afirmou Wagmar Alves.
Confira reportagem completa na edição desta terça-feira do Jornal de Brasília