Menu
Brasília

Edital para bolsas do programa de pós-graduação da FAPDF é aberto

A chamada pública também pretende apoiar os programas implementados pelas IES que tenham programas próprios

Redação Jornal de Brasília

15/03/2024 15h28

Bolsas serão concedidas na proporção de 75% para as universidades públicas e 25% para as instituições privadas | Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

Bolsas stricto sensu de mestrado, doutorado e pós-doutorado serão fornecidas pela Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPDF). A nova seleção será realizada no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) nacional e internacional, a serem submetidas por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas, com sede e administração no Distrito Federal.

O objetivo da seleção é contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa, além de estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado nas atividades científicas, tecnológicas e de inovação do DF. A chamada pública também pretende apoiar os programas implementados pelas IES que tenham programas próprios e/ou aquelas que possuam convênios com as instituições autorizadas/credenciadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“O propósito da FAPDF é que os bolsistas sejam amplamente orientados por pesquisadores qualificados, proporcionando uma aprendizagem técnica que se utiliza de métodos eficientes de pesquisa, bem como propiciando um pensamento científico crítico, decorrente das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa”, disse o presidente da fundação, Marco Antônio Costa Júnior.

A distribuição dos recursos financeiros da Chamada 1/2024, vinculada ao edital 03/24, será na proporção de 75% para as universidades públicas e 25% para as instituições privadas. As fases de habilitação e seleção serão analisadas em uma única etapa. A habilitação será de caráter eliminatório, e consistirá na análise da documentação da proposta apresentada.

Para conferir os requisitos para a participação, além de demais critérios, basta acessar o edital neste link, em Programa de Pós-Graduação – PDPG (Edital 03/2024)

*Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado