Menu
Brasília

“É só barulho da oposição”, diz Ibaneis sobre abertura de processo no STJ

Ação foi motivada por Notícia Crime protocolada pela oposição em decorrência de irregularidades na compra do Banco Master pelo BRB

Suzano Almeida

04/02/2026 14h01

whatsapp image 2026 02 03 at 18.29.17 (1)

Ibaneis crédito Paulo H. Carvalho/Agência Brasília.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu início a um procedimento oficial para investigar a participação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), nas negociações entre o Banco de Brasília (BRB) e o Banco Master. A abertura de processo foi motivada por uma Notícia Crime protocolada por partidos de oposição. A ação foi chamada de “barulho da oposição” pelo chefe do Executivo distrital.

A Notícia de Fato foi protocolada na última semana por uma coalizão de partidos de oposição (PT, Rede, PDT, PCdoB e PV). A relatoria do caso foi sorteada e ficará com a ministra Isabel Gallotti, integrante da Corte Especial do STJ — foro exclusivo para o julgamento de governadores.

​A representação dos partidos sustenta que houve uma proximidade atípica e potencialmente prejudicial entre as instituições financeiras. De acordo com o documento, a cronologia dos fatos levanta suspeitas sobre a gestão dos recursos públicos.

A oposição alega que o governador Ibaneis Rocha teve participação direta no processo, não apenas defendendo o negócio publicamente, mas também enviando à Câmara Legislativa (CLDF) o projeto de lei que autorizava a aquisição.

O chefe do Executivo local rebateu as acusações e afirmou que o processo deve ser arquivado. “Isso são as representações feitas pelos partidos de oposição. Elas serão remetidas a procuradoria e como não tenho nenhum envolvimento devem ser arquivadas”, garantiu. “É só barulho da oposição e no STJ o procedimento é normal.”

Rito

​Seguindo o rito processual, a ministra Isabel Gallotti deve encaminhar o pedido à Procuradoria-Geral da República (PGR). Caberá ao órgão máximo do Ministério Público avaliar se os indícios são suficientes para a abertura de um inquérito formal.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado