Menu
Brasília

É importante tomar cuidado da rede elétrica ao colher frutas em árvores

Neoenergia Brasília alerta para os riscos de choque elétrico pela aproximação de pessoas ou objetos dos cabos de energia

Redação Jornal de Brasília

07/12/2022 10h43

Foto: Divulgação

As árvores frutíferas estão presentes nas ruas do Distrito Federal o ano inteiro. E durante a temporada de frutas mais populares, como a manga e o abacate, aumentam os riscos de acidentes pela aproximação de pessoas ou objetos dos cabos de energia. Sendo assim, é fundamental observar a existência de redes elétricas próximas da vegetação.

Com mais de 3 milhões de árvores em todo o Distrito Federal, a principal dica de segurança para uma boa convivência com essa vegetação é que, antes de se aproximar para apanhar algum objeto ou catar frutas, se certifique de que não existe nenhuma rede elétrica por perto.

“Recomendamos que as pessoas mantenham uma distância mínima de 2,5 metros das redes elétricas e isso vale, inclusive, para a atividade de catar as frutas da estação nas árvores espalhadas pela cidade”, alerta a gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Brasília, Rosy Menezes. “É preciso observar se existe alguma rede elétrica antes de se aproximar de árvores para apanhar objetos ou colher frutas”, completa.

O alerta serve também para aqueles que utilizam objetos, como varas e apanhadores, para a coleta de frutas. Alguns desses instrumentos, inclusive, estão à disposição da população em lojas de utilidades e materiais de construção. “Mesmo do chão é necessário observar se não existem fios passando perto dos galhos. O morador nunca deve aproximar bastões ou hastes a uma distância inferior a 2,5 metros, pois esses objetos, mesmo de madeira, podem conduzir eletricidade. É importante aproveitarmos as frutas da estação que estão espalhadas pela cidade, mas devemos fazer isso sempre em segurança”, lembra Rosy.

Confira abaixo as dicas que separamos para que a população evite acidentes:

PODA DE ÁRVORES – Nunca faça poda de árvores que estejam próximas ou até tocando a rede elétrica. Entre em contato com a Neoenergia Brasília, por meio da central de teleatendimento (116), e solicite o serviço. A poda nessas condições deve ser realizada por profissionais preparados e qualificados.

CONSTRUÇÃO E REFORMA – Ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames, pois eles são condutores de eletricidade. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a empresa que fornece energia para sua região.

ANTENA DE TV – Ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios e observe se o tempo está bom, sem chuva. Caso a antena caia na fiação, nunca tente segurá?la ou recuperá-la.

LIGAÇÃO CLANDESTINA (GATO) – As ligações da rede elétrica devem ser feitas somente pelos eletricistas da Neoenergia Brasília, profissionais habilitados para esta finalidade. Furtar energia é perigoso. Além de ser crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco.

PIPAS – Procure locais abertos e afastados da rede elétrica para empinar pipas. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la. Estas orientações devem ser reforçadas junto às crianças.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado