A Estátua da Justiça, que fica em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), foi alvo de vândalos na manhã da última segunda-feira (5). Dois homens ainda não identificados jogaram tinta vermelha e uma boneca no monumento. O ato seria um protesto contra a decisão da corte de que aborto até o terceiro mês de gestação não configura crime.
O monumento é monitorado por dois vigilantes, mas nenhum deles percebeu o momento do ataque. Quando a dupla fugiu, os funcionários lavaram a obra e jogaram a boneca no lixo. Os responsáveis pelo ataque, caso identificados, podem ser indiciados por dano ao patrimônio público, que tem pena de seis meses a três anos de prisão. A Polícia Federal investiga o caso.
No último dia 29, a maioria da primeira turma do STF decidiu que aborto nos três primeiros meses de gestação não é crime. Embora a decisão seja sobre o caso específico de um habeas corpus que revogou a prisão preventiva de cinco pessoas que trabalhavam em uma clínica clandestina de aborto em Duque de Caxias (RJ), ela pode ser considerada um passo à frente na descriminalização do ato, desde que no início da gravidez.