Menu
Brasília

Faculdade Dulcina: gestão sofre com impasse de estrutura tombada

Arquivo Geral

26/06/2018 14h32

A escada que fica no prédio da faculdade foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Foto: Breno Esaki/Jornal de Brasília

Raphaella Sconetto
[email protected]

Sonhado pela atriz de teatro Dulcina de Moraes e projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o complexo cultural Dulcina de Moraes, que abrange o teatro e a faculdade, foi inaugurado na década de 1980. De lá para cá, as normas técnicas de edificações foram alteradas, e agora a nova  gestão sofre um impasse: atender à legislação e manter, ao mesmo tempo, a estrutura original do prédio, que é tombada como bem cultural do Distrito Federal. O resultado foram 12 dias com a instituição fechada, do dia 23 de maio até o começo de junho, a pedido do Corpo de Bombeiros do DF.

Leia também: 

Faculdade Dulcina é alvo de invasões e furto de documentos sigilosos

Obra no Conic é suspeita de danificar teto de teatro do complexo Dulcina de Moraes

 

“Fomos notificados solicitando uma manutenção mais técnica com acompanhamento do Corpo de Bombeiros. Eles nos orientaram com medidas preventivas de pânico e incêndio, para dar mais segurança aos alunos”, explica a secretária executiva da Fundação Brasileira de Teatro (FBT) e da Faculdade Dulcina de Moraes, Christiane Ramirez.

A notificação da corporação descrevia as condições prediais, em que constavam falhas na segurança do prédio. “Eles estavam com processos de 2005 a 2016 à revelia, sem qualquer tipo de resposta da instituição”, pontua. Entre elas, a fiação antiga e a escada planejada pelo arquiteto.

“Em 2015, a lei de proteção a incêndio e pânico foi alterada. Niemeyer projetou e fez conforme as normas da época. Como vou alterar essa escada? Eu vou alterar o prédio do Oscar Niemeyer?”, questiona. “Fui aos Bombeiros, levei histórico, projeto, dados, fotos, e me disseram que o que preocupa é a vida das pessoas. Essa também é a nossa preocupação”, completa.

Secretária executiva aponta que um trabalho conjunto está sendo feito para garantir segurança dos alunos e visitantes. Foto: Breno Esaki/Jornal de Brasília

As mudanças envolvem também o cotidiano da comunidade acadêmica. Segundo Christiane, teatro e salas de aulas foram limpos, cerca de 16 toneladas de lixo foram retiradas e as cadeiras foram consertadas.

Após a abertura, a corporação repassou um laudo indicando todas as alterações e reformas necessárias. “São ajustes na escada, nos acessos, saídas de emergência. Só que é uma coisa que vão apresentar prazos, vamos ter acompanhamento do Departamento de Patrimônio da Secretaria de Cultura e tentaremos contato com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)”.

Regularizado com ressalvas

Iluminações, extintores, saída de emergência e sinalização foram vistoriados pelo Corpo de Bombeiros do DF em sete ocasiões. De acordo com a corporação, houve uma significativa evolução dos sistemas e condições de segurança. Extintores foram trocados e no prazo de validade, e iluminação e sinalização instaladas recentemente.

Em relação à arquitetura, o Corpo de Bombeiros afirmou que aprovou a estrutura atual mesmo que atenda às exigências da época. Mas será preciso adequar o projeto arquitetônico da saída de emergência. “Por se tratar de uma edificação histórica do Distrito Federal, faz-se necessário uma nova avaliação arquitetônica com o fito de se adequar a saída de emergência à legislação atual, podendo ser apontada como possível solução a construção de uma escada pela fachada externa do prédio. A administração da FTB se mostrou totalmente comprometida em cumprir as exigências, sendo que já foi contratado um arquiteto, responsável pela atualização do projeto”, aponta.

Apesar da ressalva, a corporação garantiu que o prédio se encontra regularizado “no que diz respeito à segurança contra incêndio e pânico”.

Iluminações, extintores, saída de emergência e sinalização foram vistoriados pelo Corpo de Bombeiros do DF em sete visitas. Foto: Breno Esaki/Jornal de Brasília

Bem cultural do Distrito Federal

O Teatro Dulcina de Moraes é tombado como bem cultural do Distrito Federal desde 2007 pela Secretaria de Cultura. Conforme estabelece o decreto, qualquer intervenção física nas instalações do teatro só pode ser executada com parecer da Subsecretaria de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Segundo a Secretaria de Cultura, no ano passado a pasta tomou conhecimento de que o local estaria passando por reforma. Por isso, enviou equipe técnica  para uma vistoria in loco. “(A pasta) solicitou à administração do teatro apresentação do projeto técnico da reforma para análise. No entanto, este projeto ainda não foi encaminhado à secretaria”, informa, em nota.

No entanto, ainda conforme a secretaria, a administração do Dulcina de Moraes solicitou orientações sobre a conservação do acervo fotográfico, textual e cênico da atriz. “Desde então, a Subsecretaria de Patrimônio Cultural tem trocado informações e orientado os gestores do espaço cultural quanto à preservação e restauro do acervo tombado”, esclarece.

Questionada se o governo ajuda com algum recurso, a pasta finalizou dizendo que “como se trata de entidade particular, a Secretaria de Cultura não tem qualquer responsabilidade pela gestão técnica ou financeira do Teatro/Faculdade Dulcina de Moraes”.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado