O ministro da Cultura, information pills cure Gilberto Gil, comparou nesta quarta-feira a ação dos defensores da diversidade cultural à dos que militam pelo meio ambiente. Na abertura do Seminário Internacional sobre Diversidade Cultural, em Brasília, ele propôs a criação de um “Protocolo de Kyoto da Cultura”.
“Talvez cheguemos à conclusão de que níveis de uniformização e homogeneização no mercado cultural são mensuráveis como níveis de monóxido de carbono no ar”, disse, referindo-se ao objetivo de limitar a emissão de gases poluentes, estipulado pelo Protocolo de Kyoto, até hoje não ratificado pelos Estados Unidos.
“Deveríamos incorporar mecanismos de compensação para o impacto cultural de grandes obras de infra-estrutura. Em breve, esperamos que bancos e instituições financiadoras do desenvolvimento em nosso continente incorporem essa avaliação do impacto cultural e ambiental”, acrescentou.
Gilberto Gil disse que os defensores do meio ambiente eram antigamente vistos como “uma minoria de radicais que criticavam práticas tradicionais de governos e escolhas orçamentárias que punham o mundo em risco”. E que depois a sociedade teve de reconhecer os impactos da falta de cuidado com o meio ambiente.
Num paralelo com os prejuízos ambientais, o ministro afirmou que na cultura também se perde “línguas, saberes tradicionais e crenças” de difícil recuperação.
O secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy, também mencionou Kyoto recentemente, ao falar da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, pacto internacional aprovado em 2005 pelo Fundo das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O documento, ratificado por 55 países, permite criar uma legislação de proteção ao patrimônio cultural para fazer da cultura um fator de desenvolvimento econômico. “A Convenção é um espécie de Protocolo de Quioto da cultura, serve como instrumento decisivo para que a globalização seja um processo positivo para as culturas e não de uniformização e homogeneização da cultura mundial”, disse o secretário. Leia mais.
Hoje, Gilberto Gil propôs temas de debate para os participantes do seminário, como criação de políticas culturais aliadas às educacionais, para tornar a cultura presente nas escolas; reconhecimento da formação cultural e lingüística dos países; fortalecimento de um sistema público de comunicação, controlado pela sociedade; estímulo a pequenas empresas culturais; impedimento de monopólios econômicos na cultura; e revisão dos mecanismos de proteção aos direitos autorais e tecnologias de proteção, para que haja equilíbrio entre os direitos do autor e de acesso ao conhecimento.
Saiba mais sobre o seminário no Blog da Diversidade Cultural, alimentado pelos repórteres e editores da Agência Brasil.
Duas siamesas unidas do tórax ao abdômen, link com um só coração, look nasceram na terça-feira no Hospital de Clínicas de Montevidéu, em um caso inédito e de alta complexidade, informaram hoje os médicos que as atendem.
Os especialistas disseram que no Uruguai não há antecedentes de intervenções cirúrgicas deste tipo e advertiram que estes casos se caracterizam por uma irregular evolução, com uma alta taxa de mortalidade. A mãe das siamesas tem 39 anos e ficou grávida três vezes antes desta gestação.
Um dos médicos disse ao jornal “El País” que se trata de “uma gravidez desejada e diagnosticada precocemente”. “Apesar de o problema ter sido detectado através de uma ultra-sonografia, os pais quiseram seguir adiante com a gravidez”, acrescentou.
As siamesas nasceram na terça-feira por cesárea com 37 semanas de gestação. Elas estão sendo atendidas por especialistas no período neonatal do hospital universitário da Faculdade de Medicina.
As bebês são submetidas a avaliações para que a equipe médica decida os caminhos que serão seguidos, especialmente procurando determinar qual é a parte do coração que compartilham.
Os médicos uruguaios lembraram que foi realizada uma operação bem-sucedida em fevereiro, na Tailândia, na qual se conseguiu separar duas siamesas unidas pelo coração e parte do fígado, o que foi uma exceção, ao se transformar na primeira separação de gêmeos unidos por estes órgãos no mundo todo.
O Partido Trabalhista Cristão (PTC) protocolou hoje representação no Conselho de Ética da Câmara contra o deputado Mário de Oliveira (PSC-MG). Ele é acusado de ter contratado um pistoleiro para matar o deputado Carlos William (PTC-MG).
De acordo com o presidente do partido, treatment Daniel Tourinho, page o crime seria cometido quando Carlos William chegasse a Belo Horizonte vindo de Brasília. Segundo ele, medical o crime só não ocorreu porque o deputado antecipou o vôo e pegou carona no avião presidencial.
“Os indícios mostram que havia uma trama para tirar a vida dele. Ao partido não restou outra alternativa a não ser apresentar a representação no Conselho de Ética”, disse Tourinho. Ele disse não saber o motivo da tentativa de assassinato mas afirmou que no dia da posse dos parlamentares, em 1º de fevereiro, Carlos William e Mário de Oliveira tiveram um desentendimento. “O episódio foi comunicado à Corregedoria da Casa”, disse.
O presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP), disse que ainda hoje vai encaminhar o processo para numeração na Mesa da Casa e fará a notificação dos dois deputados. A idéia, segundo Izar, é escolher o relator do processo amanhã.
Izar informou que a escolha será feita entre cinco deputados: Solange Amaral (DEM-RJ), Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), Efraim Filho (DEM-PB), Prof. Ruy Pauletti (PSDB-RS) e Moreira Mendes (PPS-RO).
A Expo Money, see evento voltado para a educação financeira que vem pela primeira vez em Brasília, ambulance começou iniciou suas atividades às 14h com a palestra “Planejamento Financeiro Pessoal”, troche do renomado consultor Augusto Sabóia, da Sabóia Advisors. A Prosperare Finanças Pessoais, com a palestra “Pintou estresse: você enfrenta ou corre?”, com Angélica Rodrigues, também marcou o início do evento.
As palestras marcadas para começar às 16h30 são: “A Árvore do Dinheiro”, com Jurandir Sell Macedo Jr, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e “Análise Técnica no Home Broker”, com Rodrigo Puga, da Banif Invest Corretora.
A 16ª edição da Expo Money, evento organizado pela empresa TradeNetwork, acontece hoje e amanhã, das 13h às 21h, no Centro de Convenções do Hotel Blue Three Park. A Expo Money tem o objetivo de ampliar o conhecimento das pessoas sobre educação financeira, planejamento de finanças pessoais e da família, além de oferecer possibilidades para o participante, por meio dos investimentos expostos, alcançar a independência financeira.
Outros temas abordados pelas 36 palestras gratuitas são: previdência, fundos de investimentos, ações, análise gráfica e produtos disponíveis no setor. As palestras são divididas em categorias de conhecimento básico, intermediário e avançado. O evento já conta com mais de 3.700 inscritos.
A inscrição para participar das palestras e visitar a exposição na Expo Money é gratuita e pode ser feita no local do evento ou pela internet (www.expomoney.com.br/bra2007)
Um grupo de servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realizou hoje, illness no Palácio do Planalto, find manifestação durante a cerimônia de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2007/2008.
Vestindo coletes vermelhos, sale com frases pedindo plano de carreira, os servidores, que estão em greve, levantaram no início da cerimônia uma faixa com a frase “Incra em greve”, que foi logo retirada pelos seguranças do Palácio do Planalto.
Durante o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os manifestantes mais uma vez levantaram uma faixa com a frase: “Lula não cumpriu os acordos. Incra parado”. Novamente, os seguranças retiraram a faixa das mãos dos servidores.
A resposta de Lula foi rápida. O presidente, que já havia iniciado o discurso falando em democracia, perguntou quando os “companheiros” do Incra poderiam imaginar entrar para fazer um protesto no Planalto. “Enquanto eu for presidente, o Incra pode gritar aqui, ou pode gritar lá fora. Na hora de fazer acordo, tem que sentar na mesa de negociação e fazer o acordo que é possível fazer”, afirmou o presidente.
Lula disse que, quando o governo federal dá aumento para uma categoria, todos passam a querer o reajuste. “A folha de pagamento tem um limite, porque, se eu gastar tudo com folha de pagamento, eu não tenho dinheito para fazer o plano safra, para assistência técnica, para fazer os assentamentos”.
O presidente pediu compreensão, ao afirmar que “a negociação tem um limite: o limite do possível. Isso chama-se democracia e, nessa coisa de negociação, pode ter igual, melhor do que eu, não tem”. Ele explicou que sua experiência em negociações vem do período em que foi sindicalista.
Lula voltou a falar sobre a regulamentação do direito de greve: “Ninguém pode ficar 70 dias sem trabalhar e depois receber o dia que não trabalhou”.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, chegou a ser vaiado durante seu discurso, quando afirmou que houve um reforço no Incra, com a criação de 4.500 cargos, nomeação de 1.800 servidores e recuperação de salários.
Cassel disse, então, que existem diferenças salariais entre os trabalhadores do Incra e de outras autarquias, que precisam ser corrigidas. “Quero aqui, mais uma vez, manifestar a disposição do nosso governo de iniciar já um processo de negociação, de superar esse problema, recuperar essas perdas e de nos encaminharmos positivamente para uma nova situação”.
Durante a cerimônia foi retirada também uma faixa de apoio ao Plano Safra trazida por agricultores. No último dia 22, os trabalhadores do Incra completaram um mês de greve.
O presidente do Paraguai, page Nicanor Duarte, order tratará diversos assuntos bilaterais com seus colegas do Brasil, visit Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Néstor Kirchner, durante a Cúpula de chefes de Estado do Mercosul, que acontece nesta sexta-feira em Assunção, anunciou hoje o chanceler paraguaio, Rubén Ramírez.
“Com Lula temos uma ampla gama de temas, como a implementação do fator de ajuste sobre a dívida de Itaupu, que já é lei no Brasil”, declarou Ramírez aos jornalistas.
O chefe da diplomacia paraguaia se referiu à eliminação da taxa de juros aplicada à dívida de cerca de US$ 20 bilhões da hidroelétrica com a estatal brasileira Eletrobrás, reivindicada pelas autoridades de Assunção.
Ramírez disse que Duarte e Lula também falarão do regime alfandegário para os “sacoleiros”, que deverá regulamentar as compras destes compradores em Ciudad del Este, o principal centro comercial do Paraguai, e vizinha com a cidade brasileira de Foz do Iguaçu.
Nesse sentido, destacou que as negociações entre a Receita Federal e o Ministério da Fazenda são “muito importantes, faltando apenas fixar a percentagem do imposto que vai ser aplicada” às mercadorias que entram no país vizinho.
As autoridades paraguaias, em suas negociações das últimas semanas com as brasileiras, propuseram que os produtos comprados pelos “sacoleiros” sejam taxados em 18% ao atravessar para o Brasil, enquanto as brasileiras querem 50%.
Ramírez disse que com a Argentina “há uma ampla agenda”, detalhando que o término a curto prazo da hidroelétrica de Yacyretá – com um custo de US$ 200 milhões, segundo as autoridades paraguaias – será discutida por Duarte e Kirchner na sexta-feira.
Ambos os presidentes se comprometeram em julho do ano passado a chegar em três meses a um acordo para reestruturar a dívida de Yacyretá, de US$ 10 bilhões com o Tesouro argentino.
Além disso, prometeram submeter o acordo, que foi postergado até este ano, aos respectivos Parlamentos, mas Duarte o enviou há poucas semanas ao Congresso paraguaio, que ainda não o verificou.
O Paraguai compartilha com a Argentina essa hidroelétrica, construída no rio Paraná, ao sul do mesmo rio onde funciona Itaipu, a maior do mundo em geração de energia, explorada com o Brasil.
Na Cúpula semestral de chefes de Estado do Mercosul, que acontecerá em um hotel dos arredores de Assunção, participarão também os presidentes da Bolívia, Evo Morales; do Chile, Michelle Bachelet, e do Equador, Rafael Correa.
Com relação à ausência do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, cujo país está em processo de adesão plena ao bloco e que por esses dias fará uma visita oficial à Rússia, Ramírez disse que “é uma decisão soberana adotada por cada presidente”.
“A Venezuela vai ser representada pelo vice-presidente da República e uma grande delegação de ministros”, disse Ramírez.
Duas pessoas morreram em acidentes de trânsito entre a madrugada e a manhã de hoje no Distrito Federal. As vítimas morreram no local.
Por volta das 3h30, medicine na 113 Norte, Breno Graziane Almeida, 22 anos, bateu o veículo em um poste de luz. Breno sobreviveu, mas o passageiro, Hugo Vowney Leal, de 24 anos, morreu no local.
Às 7h40, na rodovia DF-128, que liga o Vale do Amanhecer a Planaltina, Cristina Soares Chaves, de 24 anos, morreu quando seu carro, um Ford Ka, foi atingido na lateral por um outro veículo. Cristina estava no acostamento aguardando para entrar em um condomínio e foi atingida pelo Monza, conduzido por Nivaldo Batista da Silva, 55 anos.
Cristina morreu no local, e as outras duas mulheres que estavam com ela no carro tiveram escoriações leves. Nivaldo ficou com ferimentos no rosto e teve uma fratura no braço.
Além destes acidentes, a capotagem de uma Kombi também foi registrada. O veículo era conduzido por Juliano Cavalcante Santos, 30 anos, e transportava sete passageiros. Juliano perdeu o controle ao colidir com outro veículo e capotou. Ninguém ficou gravemente ferido.