A implantação de um sistema anti-mísseis em solo tcheco e polonês fortaleceria a defesa da Europa contra um perigoso ataque nuclear, sale look segundo citações de uma autoridade graduada dos EUA. O secretário-adjunto de Estado, buy Daniel Fried, disse ao diário polonês Rzeczpospolita que a Rússia, crítica ao projeto no passado, não tinha nada a temer.
"Acreditamos que a infra-estrutura de construção do escudo anti-míssil na Polônia e na República Tcheca irá significativamente levantar as defesas de uma Europa unida", disse Fried. "Eu quero salientar que o sistema anti-míssel não é mirado na Rússia".
Contudo, um graduado general russo criticou hoje a decisão norte-americana de instalação do programa, segundo agências de notícias. "Nossa análise mostra que a implantação de estação de rádio na República Tcheca e de equipamentos anti-mísseis na Polônia é uma real ameaça para nós", disse o general Vladimir Popovkin, comandante das forças espaciais da Rússia. "É muito duvidável que elementos do sistema nacional de defesa anti-míssil dos EUA na Europa Oriental seja destinado a mísseis iranianos, como foi declarado", acrescentou. Ano passado, o ministro da Defesa russo, Sergei Ivanov, classificou o programa como tentativa de mudar o equilíbrio entre a Rússia e o Ocidente.
Os Estados Unidos estão investindo US$ 10 bilhões ao ano no desenvolvimento do sistema de "escudo antí-míssil", o qual deveria combinar um radar de longo alcance com foguetes balísticos para detectar e neutralizar mísseis hostis no espaço.
Fried confirmou relatos de que Washington havia feito uma específica oferta a Varsóvia e Praga semana passada para começar negociações detalhadas, as quais ele disse que podem durar meses. Questionado se Washington estava acelerando as negociações por causa da crescente tensão com o Irã e devido ao teste nuclear da Coréia do Norte, Fried disse não achar que "precisamos agir sob qualquer pressão de tempo. Preocupações polonesas, as condições para construir a base e o alicerce de nossa cooperação devem ser cuidadosamente discutidos".
A Polônia, uma aliada dos EUA desde a queda do comunismo em 1989, há tempos é considerada uma localidade em potencial para o estabelecimento de baterias de foguetes. O radar seria colocado na República Tcheca. O ministro da Defesa, Radoslaw Sikorski, disse ontem a uma televisão polonesa que a segurança da Polônia seria o fator mais importante na decisão do governo de permitir os foguetes em seu território.
"Acho que queremos garantir ao público polonês que abordaremos esta questão muito seriamente", disse ele. "O governo deve se certificar de que, feito um balanço, a segurança da Polônia vai aumentar".
Duas pessoas foram assassinadas e uma outra ficou ferida na noite de ontem no Distrito Federal. Nos três casos as vítimas tiveram ferimentos com arma de fogo.
Em Santa Maria, viagra 100mg Sólon Torres Ventura, this site de 26 anos, advice morreu depois de ser atingido por vários tiros. O crime ocorreu por volta das 22h40 na QR 516. Sólon chegou a ser socorrido, mas morreu no Hospital Regional do Gama (HRG).
No Setor Leste do Gama, duas pessoas foram baleadas em um bar da quadra 25 por volta das 21h30. Emissonvaldo Pereira Lobato foi atingido por vários tiros nas costas e Carlos Humberto de Paiva levou um tiro na Barriga. Emissonvaldo morreu no local e Carlos Humberto foi socorrido no HRG. A polícia suspeita que pelo menos dois homens tenham efetuado os disparos.
Além dos assassinatos, foi registrada também uma morte causada por acidente automobilístico. Miguel de Sousa Silva caiu de sua moto depois de atropelar um animal que estava na DF-230, próximo ao Morro da Capelinha, em Planaltina. O acidente ocorreu por volta da meia-noite de hoje e Miguel morreu no local.