Menu
Brasília

DPDF realiza Outorga da Ordem do Mérito Defensorial e lança Livro-Memória

Honraria reconhece personalidades e instituições que contribuíram para a consolidação dos direitos humanos; publicação reúne trajetória da DPDF de 1987 a 2025

Redação Jornal de Brasília

19/11/2025 18h27

Foto: Divulgação/DPDF

Foto: Divulgação/DPDF

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizou, nesta quarta-feira (19/11), a solenidade de Outorga das Comendas da Ordem do Mérito Defensorial Ministro Humberto Gomes de Barros e lançou o Livro-Memória da instituição. O evento ocorreu no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e teve como objetivo homenagear personalidades e instituições que contribuíram para fortalecer a missão da DPDF e consolidar os direitos humanos e a cidadania.

Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, a honraria representa um agradecimento e reforça a relevância do trabalho de conselheiros e colaboradores. “A condecoração destaca a importância de quem dedica energia, talento e compromisso à construção de uma Defensoria Pública cada vez mais forte. Ela reconhece não apenas feitos individuais, mas o compromisso coletivo com uma instituição guiada pela ética, justiça e serviço público de excelência”, destacou.

Ordem do Mérito Defensorial Ministro Humberto Gomes de Barros

Instituída pela Portaria nº 83/2025, a Ordem do Mérito Defensorial agracia pessoas físicas ou jurídicas, civis ou militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado serviços relevantes ao DF ou ao Brasil, especialmente no fortalecimento da Defensoria Pública e no desenvolvimento de sua missão constitucional.

A honraria possui cinco categorias: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Entre os agraciados na Grã-Cruz estão o presidente do Senado Federal, Senador Davi Alcolumbre; o presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Hugo Motta; o governador do DF, Ibaneis Rocha; a presidente do Superior Tribunal Militar, Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha; e o presidente da Câmara Legislativa do DF, Deputado Wellington Luiz. Também foram homenageados representantes do Ministério Público, do Tribunal de Contas e da Defensoria Pública de outros estados.

Em outubro, receberam condecorações o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel; a Subdefensora Pública-Geral, Bárbara Nunes Nascimento; o Subdefensor Público-Geral, Fabrício Rodrigues de Sousa; o coordenador da Assessoria Especial, Celso Murilo Veiga de Britto; e o assessor jurídico Werner Abich Rech.

Livro-Memória da Defensoria Pública do Distrito Federal: 1987–2025

O Livro-Memória, com 148 páginas, reúne relatos, registros históricos, fotografias e depoimentos que documentam quase quatro décadas de atuação da DPDF. A obra mostra os desafios enfrentados, as conquistas institucionais e o esforço contínuo de defensoras, defensores e servidores, reforçando a identidade e a missão pública da instituição.

O lançamento da publicação também evidencia a evolução da DPDF diante de mudanças sociais, tecnológicas e jurídicas, destacando avanços recentes e perspectivas futuras. O material busca preservar a memória institucional e valorizar a construção coletiva da Defensoria, reafirmando o compromisso com a transparência, a cidadania e a promoção dos direitos humanos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado