A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) lançou, nesta quarta-feira (15), um material sobre acesso à Justiça, a busca ativa, a mobilidade, a prevenção, a educação e a sustentabilidade. A terceira edição do Roteiros de Conhecimento será apresentada durante homenagem ao Maio Verde, mês da Defensoria Pública.
O Roteiros de Conhecimento apresenta os conteúdos produzidos pela Easjur/DPDF, em colaboração com Defensores Públicos, servidores e instituições parceiras, que abordam diversos temas, como: formas de acesso à Defensoria Pública, educação para a vida adulta, mediação e cultura de paz, Direito de Família, mulher, pessoa com deficiência, pessoa idosa, relações de consumo, Direito Penal, entre outros.
A terceira edição conta com informações sobre 32 conteúdos, entre cartilhas e serviços prestados pela Defensoria Pública do DF. Ela será utilizada para a base de divulgação de todos os projetos de Educação em Direitos envolvidos pela instituição, como o Conhecer Direito, também promovido pela Easjur/DPDF, que transforma e propõe a formação de jovens participativos e conscientes por meio da educação em direitos, ofertando bolsas de estudos integrais a alunos de ensino médio da rede pública de ensino.
O material pode ser acessado no site da Easjur.
Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, a publicação de uma nova edição do Roteiros de Conhecimento é fundamental para a promoção de uma das funções da Defensoria Pública do DF: a educação em direitos. “A difusão e a conscientização dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico fazem parte da nossa função institucional. Ao levarmos esses conhecimentos à comunidade, fornecemos as informações de que ela precisa para pleitear seus direitos”, defendeu.
O Defensor Público e Diretor da Easjur/DPDF, Evenin Ávila, explica que a compreensão da dinâmica social e das leias representa os contornos obrigatórios de todos os sistemas de relacionamento. “O intuito da Defensoria Pública do DF é elevar a justiça e aumentar conhecimento, que, por sua vez, leva ao discernimento, trazendo a tomada de decisão positiva, acertada e preventiva baseada na paz e na desjudicialização das relações sociais, procurando combater a cultura da judicialização bastante consolidada no país diante dos números altíssimos dos processos em andamento”, defendeu.
Para o chefe da Assessoria de Comunicação da DPDF, Diego Lucena, o lançamento do Roteiros de Conhecimento representa, para a comunicação social da Defensoria Pública do DF, um marco significativo na promoção da transparência, da acessibilidade e da efetividade dos serviços prestados pela instituição. “A iniciativa promove a transparência, o acesso à Justiça e o fortalecimento da relação com a comunidade. É um passo significativo na promoção da igualdade e na defesa dos direitos humanos para todos’, definiu.
Programa de Interação Acadêmica
O programa de Interação Acadêmica da Easjur/DPDF, que será lançado na próxima semana com vagas para universitários de Publicidade e Propaganda, também terá como base a terceira edição do Roteiros de Conhecimento. O objetivo é que as universidades transformem o material, a fim de que se torne acessível para o público analfabeto funcional e também para crianças. A base de trabalho do Roteiros de Conhecimento tem como foco gerar expansão e inovação no Programa de Interação Acadêmica.
Desde a criação do programa, há seis anos, 497 bolsas foram destinadas a Defensores Públicos, servidores e comunidade do DF, como políticas afirmativas. Diversos projetos e iniciativas formam firmadas junto à faculdades de Direito. Milhares de casos foram mediados e dezenas de professores participaram do programa, além da promoção de atividades de pesquisa e extensão. Em março deste ano, o programa foi ampliado para outras áreas. A cooperação técnica firmada com universidades e faculdades atendeu cursos de Direito, Tecnologia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Publicidade e Propaganda.
As informações são da DPDF