Menu
Brasília

DPDF e Defensoria do Paraguai se reúnem em Brasília para trocar experiências sobre a garantia de direitos

A reunião dá sequência às ações de cooperação internacional da instituição no Distrito Federal

Redação Jornal de Brasília

08/10/2026 12h59

dpdf

Foto: Divulgação / DPDF

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) recebeu a delegação da Defensoria Pública do Paraguai para uma visita institucional no Auditório da DPDF. O encontro reuniu representantes das duas instituições para compartilhar experiências e conhecer práticas de atuação na defesa dos direitos da população.


A reunião dá sequência às ações de cooperação internacional da instituição no Distrito Federal. Cerca de uma semana antes, a DPDF recebeu uma comitiva formada por dez autoridades e defensores públicos de Timor-Leste. Na ocasião, os integrantes do país asiático conheceram a estrutura do órgão no DF, os projetos sociais e as iniciativas de atenção à mulher e combate à violência doméstica.

Para a defensora pública-geral em exercício, Nathália Sant’Ana de Rosa, o diálogo com instituições de outros países contribui para o aprimoramento da gestão pública. Segundo a gestora, a troca de conhecimentos e o alinhamento entre órgãos de diferentes nações fortalecem a garantia de direitos e ampliam o acesso à Justiça em toda a região.

A rotina de intercâmbio permite comparar práticas institucionais desenvolvidas em diferentes realidades sociais. A aproximação contínua entre os países reforça a cooperação internacional e auxilia no aperfeiçoamento dos serviços prestados à população.


Pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), participaram da reunião a defensora pública-geral em exercício, Nathália Sant’Ana de Rosa, a coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), Rafaela Mitre, a titular da 2ª Defensoria do Nudem, Cellina Grassmann, e a assessora técnica Isabelle de Queiroz. Já pelo Ministério da Defesa Pública do Paraguai, integraram o encontro a defensora adjunta Nancy Amarilla e as defensoras públicas Sandra Maciel, Diana Vega e Romina Caballero. Por sua vez, a Defensoria Pública da União (DPU) esteve representada pelas defensoras públicas federais Daniela Brauner e Marta Veloso de Menezes, acompanhadas da analista Kamilla Alvim.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado