A Polícia encontrou quantidades “significativas” de gasolina, medicine salve bujões de gás e pregos dentro do veículo estacionado no centro de Londres, viagra 100mg afirmou hoje o subcomissário da Scotland Yard, Peter Clarke.
Se os artefatos – que as forças da ordem conseguiram desativar – tivessem explodido, teriam deixado vários mortos e feridos, acrescentou Clarke.
Em entrevista coletiva convocada na sede da Scotland Yard, o subcomissário disse que os agentes da Polícia conseguiram desativar “manualmente” os artefatos, o que permitirá aos especialistas analisar profundamente todo o material achado.
Sobre a possibilidade de um “elemento internacional”, em referência à rede terrorista “Al Qaeda”, Clarke disse que era “prematuro” fazer conjeturas sobre os responsáveis.
Acrescentou que haverá a análise do material contido nas câmeras de circuito fechado de segurança instaladas em Haymarket, rua onde o Mercedes com explosivos foi descoberto nesta madrugada.
Haymarket fica junto à estação de metrô de Piccadilly Circus e próxima à praça de Trafalgar, onde há vários cinemas e teatros, assim como o Escritório de Turismo do Reino Unido.
O subcomissário da Scotland Yard insistiu em que a ameaça terrorista é “real”, está “aqui” e é “permanente”, e pediu que a população se mantenha vigilante.
Ao dizer como o veículo foi encontrado, Clarke afirmou que os serviços de saúde tinham recebido nesta madrugada um telefonema do clube Tiger Tiger, onde uma pessoa estava precisando de cuidados médicos.
Após chegar ao local, o pessoal do serviço de ambulâncias observou que estava saindo fumaça do Mercedes, o que gerou suas suspeitas e fez com que chamasse a Polícia, acrescentou.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, advertiu hoje que o Reino Unido enfrenta uma ameaça “séria e contínua”, e pediu que a população se mantenha “alerta”.
Segundo o chefe do Governo, a ministra do Interior britânica, Jacqui Smith, preside hoje o comitê de emergência Cobra, formado pelos principais titulares de pastas e dos serviços secretos, para analisar os últimos eventos.
“Quero ressaltar ao gabinete que a vigilância deve ser mantida nos próximos dias”, disse Brown, em declaração à imprensa.
Aparentemente, segundo testemunhas, o automóvel colidiu com latas de lixo e o motorista fugiu.
Segundo um porta-voz de Transporte de Londres, os trens do metrô não estão parando na estação de Piccadilly Circus, e foi pedido à população que viaje para estações alternativas.
O acesso às ruas próximas a Haymarket está fechado, por isso os ônibus e automóveis foram desviados, o que provocou problemas de trânsito na hora do rush da manhã.
O incidente de hoje ocorre dias antes do segundo aniversário dos atentados terroristas de 7 de julho de 2005, cometidos contra a rede de transporte de Londres e que deixou 56 mortos, entre eles os quatro terroristas.
Além disso, a descoberta coincide com a chegada ao poder de Gordon Brown, que assumiu as rédeas do Governo na quarta-feira passada, e a designação da nova ministra do Interior, Jacqui Smith.
Dois homens foram presos entre a tarde de ontem e a madrugada de hoje em Ceilândia acusados de tentativa de homicídio. Um dos agressores recebeu ajuda de um adolescente, order que foi recolhido e encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente II.
No fim da tarde de ontem, medical Diego Wilson Neves Salomão, advice de 18 anos, na companhia de um adolescente, atingiu duas pessoas com tiros de uma pistola calibre 380. Renato Sousa dos Anjos e Gilmar Julião Neto ficaram feridos na perna e na mão, respectivamente. Os dois foram levados para o Hospital Regional de Ceilândia. Diego foi preso em flagrante e encaminhado ao Departamento de Polícia Especializada.
No começo da madrugada, Alexandre Alves Rodrigues, 28 anos, foi preso depois de atingir tiros na orelha e nas pernas de Thiago Bernardo Nunes, de 25 anos. O crime ocorreu na frente de um bar e a vítima foi levada ao HRC. Alexandre, que já respondia a inquéritos policiais, foi encaminhado ao DPE.