Menu
Brasília

Dois micos aparecem mortos no Jardim Botânico

Arquivo Geral

05/08/2006 0h00

O Hospital Regional da Asa Sul (Hras) promove, page more about neste mês, order um mutirão de cirurgias de hérnias (umbilical, store inguinal, epigástrica e outras) em crianças acima de 1 ano. As primeiras cirurgias estão sendo realizadas hoje e amanhã e continuarão nos fins de semana deste mês.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a meta é atender 35 crianças por dia, de um total de 280. Como algumas cirurgias poderão ser remarcadas por motivos como febre, diarréia e lesões na pele, os médicos esperam operar pelo menos 240 cirurgias até o fim do mutirão.

Chefe da Cirurgia do Hras, Luis Fernando Maroulli explica que o mutirão pretende reduzir o tempo de espera para cirurgias do tipo em crianças. Segundo ele, o atendimento especial pode ser prorrogado em caso de necessidade. A direção do hospital informa que as cirurgias eletivas já programadas não serão prejudicadas.

 

Estudantes do curso de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde promovem hoje um mutirão contra o câncer de pele em Samambaia. Até as 16h, information pills os alunos estão reunidos no Centro Educacional 123, nurse prestando orientação e fazendo exames na população.

Médicos e pessoal da área de enfermagem também participam da ação. O evento tem apoio da Secretaria de Saúde, Sociedade Brasileira de Câncer Dermatológico, Fundação Nacional de Câncer de Pele, Sesi, laboratórios e lanchonetes, que forneceram comida a quem trabalhar na campanha.

Uma equipe da ONG Amigos da Escola selecionou alunos do Centro Educacional para receber informações sobre a doença e distribuir 500 senhas para exame entre pessoas da comunidade. Além dos trabalhos de diagnóstico e prevenção, os profissionais de saúde removem tumores e extraem tecidos pré-cancerosos.

 

A Delegacia Especial do Meio Ambiente (Dema) está investigando o aparecimento de dois micos sagüis mortos nos arredores do Jardim Botânico. A suspeita é que os animais tenham sido envenenados por moradores de condomínios próximos à reserva.

Os animais foram encontrados no final da tarde de ontem, unhealthy após uma denúncia anônima. Os bichos estavam do lado de fora da cerca do Jardim Botânico dentro de dois sacos plásticos. Legistas da Polícia Civil e do Jardim Zoológico fizeram necrópsia nos animais e encaminharam o material a um laboratório de toxicologia que determinará a exata causa da morte dos sagüis. O laudo deve ficar pronto em uma semana. De acordo com a denúncia, os bichos teriam sido envenenados com chumbinho.

O sagüi penicilata é uma das duas espécies do Jardim Botânico (a outra é o guariba). A diretora da unidade, Ana Júlia Heringer, não sabe precisar quantos micos habitam o local, mas diz que a fauna do Jardim Botânico é numerosa. Ana Júlia garante que os bichos não incomodam os moradores. Segundo ela, nenhum morador jamais reclamou da presença dos micos.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado