Menu
Brasília

Dois homens assaltam joalheria no centro da cidade

Arquivo Geral

14/05/2012 14h49

Luís Augusto Gomes
luis.augusto@jornaldebrasilia.com.br

 

Nem mesmo a grande movimentação de pessoas em  uma manhã de segunda-feira foi capaz de evitar um assalto em uma joalheria, no segundo piso do shopping Conjunto Nacional. Dois homens armados invadiram a loja, amarraram, amordaçaram e vendaram os olhos de ua funcionária. Depois, fugiram levando  as joias da vitrine. O valor do prejuízo ainda não foi  calculado pelo proprietário da loja. Os assaltos ao comércio aumentaram 60% nos três primeiros meses deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Foi o segundo assalto e uma tentativa de roubo  a joalheria. A primeira ação  ocorreu à tarde.  Quando houve a tentativa, por volta das 23h45, a joalheria já estaria fechada. As imagens mostram um homem  com um pé-de-cabra na mão, tentando o arrombamento. O suspeito retira um vidros da vitrine, tenta pescar algumas peças.

O terceiro caso, ocorrido ontem, segundo o empresário José Alberto Bardawil,  foi filmado pela câmara do circuito de segurança da loja. Um dos suspeitos entra na loja e logo em seguida surge o cúmplice. O homem anuncia o assalto, levanta a camisa e mostra a arma para a funcionária.

Depois de dominar a vendedora, o ladrão a leva para os fundos da loja. Manda ela colaborar e não tentar nenhuma reação para não ser baleada.  Enquanto o delinquente  ameaça a vítima de morte, o cúmplice recolhe as joias da vitrine e coloca em uma sacola.

Após o roubo eles saem como se nada tivesse ocorrido.  Levam joias e deixam a funcionara amarrada,  amordaçada e com os olhos vedados com fitas adesivas e um fio de telefone, para dificultar que ela chame  a polícia.  Foi uma colega de trabalho da funcionária amarrada  quem soltou a vendedora depois de ouvir os gemidos da vítima.

 

 A audácia do ladrões chamou mais uma vez  a atenção de  lojistas, preocupados com os roubo.  “Pago R$ 750 de condomínio  por uma loja de 35 metros quadrados, um dos mais caros do País, e não tenho nenhuma segurança”, disse o empresário Bardawil, que há 35 anos, está instalado no shopping.

Outro empresário mostra  imagens de uma tentativa de roubo ocorrida há 14 dias em sua loja. Ele conta que câmeras de segurança de alguns corredores foram retiradas. Lamenta a fragilidade na segurança de um dos shopping mais movimentado da cidade.

A assessoria de imprensa do shopping informou que os roubos são fatos isolados e praticados por profissionais que ficam esperando o segurança passar para  agir. Garantiu ainda que, a câmera de segurança da praça de alimentação capturou  imagens dos suspeitos.

 

Estatística

Somente este ano, foram registrados 722 assaltos a comércios, uma média de 8 por dia. No primeiro trimestre deste ano, houve um aumento de 60% no número de ocorrências deste crime em todo o Distrito Federal, em relação ao mesmo periodo do ano passado. Já Sobradinho, registrou um aumento de 257% no primeiro trimestre deste ano. 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado