Dois promotores de justiça disputam a eleição para procurador-geral de justiça do Distrito Federal e Territórios. As inscrições foram encerradas às 19h desta sexta-feira, 4 de setembro, e concorrem ao pleito, em ordem alfabética, Claudia Braga Tomelin e Libanio Alves Rodrigues.
Como foram registradas apenas duas candidaturas, os dois nomes poderão integrar a lista a ser encaminhada à Procuradoria-Geral da República após a votação. Caberá à PGR remeter o resultado à Presidência da República, responsável pela escolha do próximo procurador-geral de justiça do Distrito Federal e Territórios.
A campanha eleitoral ocorrerá entre 5 de setembro e 5 de outubro, com debate entre os candidatos previsto para 24 de setembro. A votação pelo Colégio de Procuradores e Promotores de Justiça será no dia 6 de outubro, das 12h às 19h, por meio do sistema eletrônico Votus.
O novo procurador-geral de justiça deverá tomar posse em dezembro e terá mandato de dois anos, a partir da posse. O edital foi publicado pela Comissão Eleitoral instituída pela portaria da Procuradoria-Geral de Justiça nº 621, de 20 de agosto de 2026, responsável por conduzir o processo, conforme o artigo 162 da Lei Complementar nº 75/1993 e o artigo 9º da resolução do Conselho Superior do MPDFT nº 272/2021.