Ao contrário do que muitos possam pensar, não é necessário percorrer longas distâncias para ter experiências incríveis ao conhecer locais bonitos e que oferecem boa estrutura e vivências culturais. As diversidade cultural e geográfica do País oferecem aos brasileiros inúmeras opções de viagem a poucos quilômetros de casa.
Goiás oferece opções neste sentido e, ao que indicam os números da Goiás Turismo, o goiano já percebeu isso. O órgão apurou que 48% dos turistas que viajam pelos destinos goianos são do próprio Estado. A média de pernoites nos principais destinos de Goiás é de 3,22 dias, um indicativo que as viagens para curtas distâncias e poucos dias de hospedagem são frequentes.
Uma das cidades turísticas do Estado é Pirenópolis, cuja maioria dos turistas mora perto: 88,09% são oriundos de Goiás e do Distrito Federal, segundo o levantamento. A cidade histórica fica a 120 quilômetros da capital goiana e a 150 da capital federal e permite viagens bate-volta com direito a cachoeiras paradisíacas, roteiros históricos, festas históricas e festivais gastronômicos, entre outros passeios.
Aos poucos, os atrativos de Pirenópolis também têm chamado a atenção de visitantes de outras regiões do Brasil, sendo que 11,91% dos turistas que responderam ao questionário haviam saído de outros estados. Estão na cabeça da lista Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Divino Café. Foto: Divulgação
Preparação
Para atender ao turista, a rede hoteleira e de restaurantes de Pirenópolis tem se expandido para atender à demanda, que inclusive tende a crescer. A cidade integra o Projeto Brasil Central Turismo, idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para fomentar o turismo nos destinos turísticos de Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
“Apesar do enorme potencial do Centro-oeste, somente 4% dos turistas brasileiros manifestam interesse em viajar para os destinos desta região”, disse o presidente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro na ocasião de seu lançamento, realizado na cidade de Pirenópolis em 2016.
Um dos empreendimentos que está preparando Pirenópolis para acolher os turistas é o Quinta Santa Bárbara Eco Resort, um complexo turístico eco sustentável ao lado da Igreja do Bonfim, no Centro Histórico de Pirenópolis. Com projeto arquitetônico autorizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o eco resort irá harmonizar com a arquitetura e a natureza de Pirenópolis e promete ser mais uma grande atração para a cidade, além de ser mais uma opção de hospedagem. “Trata-se de um empreendimento que virá para se harmonizar com Pirenópolis, trazendo inclusive boas práticas de sustentabilidade”, diz o empreendedor Josemar Jordão.
No terreno de 60 mil metros quadrados, apenas 10% será destinado a área construída. Ao todo 72% do empreendimento será composto por área permeável, sendo dedicados 30 mil metros quadrados exclusivos para vegetação, incluindo uma área de preservação permanente. As edificações terão altura máxima de 8,5m² em até dois pavimentos, num total de 192 apartamentos de um ou dois quartos.