Menu
Brasília

Dirigentes de 80 entidades sociais, religiosas e sem fins lucrativos participam da primeira edição do Capacita Entidades

Palestras sobre moeda social, regularização fundiária e imunidade tributária foram temas do seminário de capacitação

Redação Jornal de Brasília

31/10/2025 20h06

josé adilson ferreira (1)

José Adilson Ferreira: “Eu vim me capacitar sobre a lei nova de regularização de áreas. Quero aumentar meu conhecimento para poder gerir com maior eficiência a nossa OSC” | Foto: Divulgação/Sefami

Com o objetivo de qualificar e fortalecer organizações sociais e religiosas, a Secretaria da Família do Distrito Federal (Sefami-DF) realizou, na quinta-feira (30), a primeira edição do programa Capacita Entidades. O encontro reuniu 82 representantes de instituições sem fins lucrativos, que participaram de palestras e trocas de experiências sobre regularização fundiária, moeda social e imunidade tributária para templos religiosos. A iniciativa busca ampliar o conhecimento técnico e apoiar a atuação das entidades no DF.

O seminário é um projeto que visa ampliar o acesso à informação e à capacitação técnica quanto aos processos de regularização fundiária e fortalecer a capacidade técnica e administrativa das Organizações da Sociedade Civil (OSC).

José Adilson Ferreira, fundador e presidente da Rede Solidária “Juntos Faremos Mais”, compartilhou a importância de participar do evento para entender melhor as novidades na legislação. “Eu vim me capacitar sobre a lei nova de regularização de áreas. Quero aumentar meu conhecimento para poder gerir com maior eficiência a nossa OSC”, afirmou.

Sentimento semelhante compartilhado pelo pastor e vice-presidente da Igreja Reviver, Jeferson Souza. “Foi uma experiência muito positiva porque a gente está aprendendo como funciona, realmente, essa parte legal, não só de regularizar a área física, mas regularizar toda a questão burocrática”, destacou.

Durante sua palestra, o secretário da Família, Rodrigo Delmasso, abordou sobre a Lei 6409/2019 que institui o Cadastro de Templos Religiosos (CTR).

“Esse é mais um esforço do nosso governo em acompanhar as instituições que estão no processo de regularização fundiária. Muitas ainda carecem de um suporte maior, um conhecimento que ainda não possuem e que podem facilitar o seu trabalho e é por isso que estamos focados na capacitação técnica dos dirigentes”, afirmou Delmasso.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado