Menu
Brasília

Diogo Silva está na final do taekwondo

Arquivo Geral

15/07/2007 0h00

O Brasil tem outra chance de ganhar sua primeira medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos. Na categoria até 68kg masculina do taekwondo, Diogo Silva passou pelo dominicano Yacomo Garcia por 3 a 0 e está na final, que será disputada ainda na tarde deste domingo. Na decisão, ele vai enfrentar o peruano Peter Lopez.

A luta contra o caribenho começou com os dois adversários se estudando. Só que este período se prolongou tanto que o árbitro puniu os dois, proporcionando o curioso placar de -1 a -1. Foi aí que o brasileiro partiu para cima e, no final do primeiro tempo, acertou um chute com o pé direito depois de um giro no ar.

No segundo tempo, Silva conseguiu aumentar a vantagem, em outro golpe precedido por um giro. Segundos mais tarde, porém, o árbitro puniu o brasileiro com a perda de um ponto e o placar voltou a 1 a 0.

Esperto, o atleta nacional se aproveitava dos espeços abertos pelo dominicano e logo chegou a 3 a 0. Daí, até o final da luta bastou apenas segurar o resultado, ao som da torcida que está no complexo do Riocentro.

A definição da outra vaga na final veio com uma polêmica no final. Bastante agressivo, o peruano Peter Lopez, único representante do país na modalidade, conseguiu ter 4 a 0 e, posteriormente 5 a 2. Porém, o venezuelano Danny Miranda reagiu e foi buscar o placar. Com uma punição sofrida por Lopez, o placar chegou a 4 a 3 faltando dez segundos para o final do duelo.

Com tudo para cima do adversário, Miranda sofreu um outro chute e viu suas chances de disputar a decisão se esvairem em 5 a 3. A decisão, porém, foi vaiada pela torcida que ocupa o Complexo do Riocentro.

Feminino 

Na primeira semifinal da categoria até 57kg feminino, a mexicana Iridia Salazar venceu a cubana Yaimara Rosario por 2 a 1, em luta bastante truncada. A atleta do México fez 1 a 0 no final do primeiro round e segurou o resultado na segunda etapa.

Precisando do resultado, a cubana foi para cima no terceiro tempo, mas acabou ficando vulnerável e tomou o segundo ponto. Ela ainda conseguiu diminuiu no final, mas não foi suficiente.

Sua adversária na briga pelo ouro será a canadense Shannon Condie, que se destacou pelos estridentes gritos soltados durante o combate contra a argentina Rocio Boldi, vencido por 4 a 0. A lutadora da América do Norte foi a responsável por um dos golpes mais bonitos do dia, acertando a rival no rosto (golpe que vale dois pontos).
< !--/hotwords -- >

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado