Servidores das secretarias e órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) participaram, na manhã desta terça-feira (28), da edição especial do programa Tempo de Refletir, transmitido pelo canal da Secretaria de Economia (Seec-DF) no YouTube. Produzida pela Subsecretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), vinculada à Seec, a live integrou as comemorações do Dia do Servidor Público, celebrado oficialmente na quarta-feira (29). Neste ano, o feriado foi antecipado para segunda-feira (27), por decisão do governador Ibaneis Rocha, garantindo aos servidores um fim de semana prolongado.
Com o tema “Servidores valorizados: avanços e conquistas no GDF”, a atração contou com a participação do secretário de Economia, Daniel Izaias de Carvalho, e teve como âncora o secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida, Epitácio Júnior. Carvalho ressaltou a importância do servidor público na vida das pessoas, citando exemplos nas áreas de saúde, segurança e educação.
O secretário compartilhou sua trajetória profissional, destacando sua formação acadêmica — doutorado e mestrado em administração pública, além de especializações em finanças, gestão pública e estatística — e sua atuação como servidor concursado da carreira de Auditoria de Controle Interno do GDF. Emocionado, mencionou a influência de sua mãe, Joana Maria da Conceição Carvalho, alfabetizada aos 50 anos pelo Mobral, que incentivou seus estudos e contribuiu para sua carreira.
Sobre os desafios enfrentados pelos servidores, Carvalho destacou a complexidade da estrutura administrativa do GDF, que exige organização para garantir previsibilidade, segurança jurídica e transparência, além de tornar mais difícil reduzir o tempo de atendimento nos serviços prestados à população.
O gestor também abordou temas como o Programa Qualidade de Vida no Trabalho, a criação de um plano de saúde que já atende 105 mil servidores, e a atenção à saúde física e psicológica dos trabalhadores e seus familiares. Entre as conquistas, destacou o pagamento da terceira parcela do reajuste salarial de 18% para todas as categorias, bem como a ampliação da contratação de servidores para reduzir a sobrecarga das equipes e melhorar a prestação de serviços.
Segundo Carvalho, essas ações refletem diretamente no atendimento à população. Um exemplo é o combate à insegurança alimentar, com 15 milhões de refeições distribuídas nos Restaurantes Comunitários do DF, entre janeiro e outubro deste ano, em 18 unidades em funcionamento.
Com informações da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF)