Menu
Brasília

DF tem salário mais alto de professor

Arquivo Geral

17/10/2009 0h00

Segundo dados divulgados pelo MEC, ontem, um professor da educação básica da rede pública de Pernambuco ganha menos de um terço do salário pago ao mesmo profissional no Distrito Federal. Enquanto o professor de Pernambuco recebe, em média, R$ 982, o do DF recebe R$ 3.360, ambos com uma carga horária de 40 horas semanais.

O levantamento levou em conta a média dos salários pagos em 2008 aos 1.984.837 professores que dão aulas na rede pública não federal. A média dos salários pagos no Brasil para esses profissionais é de R$ 1.518,26 – em 16 estados os professores recebem um valor menor.
Em 2003, a média nacional era de R$ 919,84, o que mostra um crescimento de 65% nos salários dos professores nos últimos cinco anos. O estado que mais teve aumento foi Sergipe, que passou de R$ 719 em 2003 para R$ 1.611 no ano passado – o valor mais que dobrou. Mesmo assim, Sergipe está na décima posição do ranking de salários.

O estado com o menor aumento no período foi o Amapá, que passou de R$ 1.194 para R$ 1.615 – aumento de 35%, mas que o coloca na nona posição.
O levantamento do MEC também comparou o nível salarial dos professores sem curso superior com os de ensino superior incompleto. Com mais estudo, a média salarial brasileira sobre para R$ 1.612,32 – aumento de 6%. Isso quer dizer que os professores da educação básica que cursam ou concluíram uma faculdade ganham R$ 94 reais a mais por mês em relação aos colegas que têm apenas ensino médio.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado