Menu
Brasília

DF se arma contra a Gripe Suína

Arquivo Geral

05/05/2009 0h00

Um fórum com a presença de cerca de 30 diretores de hospitais da rede privada do DF foi aberto nesta terça-feira (5) para prevenir uma possível chagada do vírus AH1N1, clinic também conhecido com gripe suína, seek na capital. Na reunião foram repassadas informações sobre como agir em casos de pacientes com suspeita da doença. Entre outras determinações, o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) ficou determinado como referência para os casos, assim todos os pacientes com casos suspeitos deverão ser transferidos para este hospital.


Nesta quarta-feira (6) será realizada uma capacitação com diversas equipes de hospitais públicos. O objetivo é orientar esses profissionais sobre a maneira correta de colhimento do material de testes para a detecção do vírus. Segundo Francisco Leonardo, diretor do Lacen, laboratório responsável pela capacitação “o colhimento incorreto do material pode levar a uma erro no resultado do exame. A análise começa na coleta”, conta.


Os criadores de suínos, também estão acompanhando de perto o avanço da doença. A reunião que acontece mensalmente entre os criadores e Subsecretaria de Agricultura do DF, passou a ter periodicidade semanal. Embora não haja casos confirmados da doença em animais, o rebanho do Distrito Federal está sendo monitorado. Lucal Valin Orru, Subsecretário de Defesa e Vigilância Sanitária do DF, conta que o consumo de carne de porco, que caíu nos três primeiros dias após o anúncio da epidemia, já está normalizado. “Esperamos que nos próximos dias esse consumo cresça em função do dia das mães” comenta o subsecretário.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado