Menu
Brasília

DF renova frota de ônibus com 23 veículos Euro 6 em circulação

A Viação Marechal incorporou novos coletivos com tecnologia de baixa emissão e recursos de conforto e segurança em seis regiões administrativas.

Redação Jornal de Brasília

09/02/2026 13h36

nova frota onibus df

A nova frota conta com veículos com ar-condicionado, elevador para acessibilidade, câmeras de monitoramento e sistema de GPS | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A renovação da frota de ônibus do Distrito Federal avançou com a entrega de 23 novos veículos pela Viação Marechal, em Taguatinga Sul. Os ônibus foram aprovados pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) e iniciaram a circulação na última semana, atendendo linhas em Águas Claras, Arniqueira, Ceilândia, Guará, Park Way e Taguatinga.

Os veículos são fabricados com a tecnologia Euro 6 — Proconve 8, que reduz em até 80% as emissões de gases poluentes, conforme o padrão ambiental mais recente adotado no país. Além disso, todos os ônibus contam com ar-condicionado, elevador para acessibilidade, câmeras de monitoramento, sistema de GPS e portas em ambos os lados, facilitando o embarque e desembarque em locais como o Boulevard do Túnel Rei Pelé, corredores da EPTG e Epig, ao longo do Eixo Oeste.

A gerente de operações da Viação Marechal, Núria Itailine, enfatizou os benefícios dos novos ônibus: “São veículos totalmente diferentes, todos com ar-condicionado, menos poluentes na questão do diesel e com menos ruídos para o nosso motorista ter um conforto melhor, além de bancos mais confortáveis. Também há novos mecanismos, como o dispositivo do ‘anjo da guarda’, no qual o motorista só consegue movimentar o veículo se as portas estiverem totalmente fechadas, o que traz uma segurança maior aos passageiros.”

Essa aquisição integra o processo de substituição de ônibus antigos e marca a etapa final de renovação da frota da empresa. Com os novos coletivos, a Marechal já renovou mais de 71% dos 510 ônibus em operação. Outros 147 veículos estão previstos para chegar até abril de 2026, completando a troca integral da frota.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado