Por Caroline Purificação
O Distrito Federal registrou 1.878 desaparecimentos entre janeiro e outubro deste ano, segundo informações da Secretária de Segurança Pública do DF (SSP-DF). Embora o índice de localização tenha chegado a 95%, a pasta reforça que a ação imediata por parte das famílias é essencial nessa corrida contra o tempo.
Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025, o DF listou 2.167 pessoas desaparecidas ao longo de 2024, das quais 2.127 foram localizadas. No Brasil, o número chegou a 81.873 desaparecimentos e 57.568 casos solucionados. O crescimento de das ocorrências do tipo cresceram 4,9% no país. As informações apontam que, em média, quatro notificações foram registradas por hora às autoridades policiais.
Com o intuito de ampliar a visibilidade das ocorrências em todo o Brasil, a Piracanjuba e a Associação Mães da Sé, de São Paulo, se uniram para lançar a Campanha Desaparecidos, que estampa fotos e informações dos casos em embalagens de leite para auxiliar nas buscas.
A iniciativa é inspirada em um movimento que ocorreu nos Estados Unidos nos anos 1980, quando as fotos de desaparecidos também eram estampadas em caixas de leite. A empresa reconhece a dor dos familiares e a incerteza sobre o desfecho dessas histórias, então surgiu essa campanha de marketing com um foco social.
A campanha
A campanha teve início em outubro de 2024 e desde então a Associação Mães da registrou um aumento expressivo no número de atendimentos, tanto de pessoas enviando informações úteis quanto de famílias que buscam ajuda. Segundo informado pela Piracanjuba, com o auxílio do projeto oito pessoas já foram localizadas
Em março deste ano uma nova fase foi iniciada, com a inclusão de mais 50 novas fotos. A LeitBom, outra marca do Grupo Piracanjuba, também aderiu ao projeto e passou a estampar as fotos nas suas embalagens de leite.
Em nota ao Jornal de Brasília, a Piracanjuba informou que “o principal objetivo é contribuir para que reencontros aconteçam, ampliando as chances de localização e reforçando o apoio às famílias”. Também visam conscientizar a sociedade e estimular as pessoas a se engajar nessa causa.
“A Campanha Desaparecidos viralizou e ganhou espaço no coração das pessoas. A marca ampliou a visibilidade do projeto e, desde que iniciamos, oito pessoas já foram encontradas. Esse é um exemplo claro de marketing com propósito e de uma transformação positiva para a sociedade”, afirma Juliana Morato, Gerente de Atendimento e Comunicação do Grupo Piracanjuba.
IA no auxílio às buscas
Desenvolvida pela Agência Ampfy, a ação conta também com o apoio de Inteligência Artificial e o talento do artista digital Hidreley Dião, especialista em projeção de idade. As imagens originais são enviadas pela Associação e o artista recria fotos que mostram como as pessoas desaparecidas há mais de décadas poderiam estar hoje.
“Não é apenas colocar uma imagem em um programa. São mais de 12 anos de experiência em arte digital e estudo aprofundado de envelhecimento. Muitas vezes, recebo fotos de pais e irmãos para chegar ao resultado final. A IA ajuda, mas não substitui o olhar técnico humano”, comenta o artista digital a respeito do projeto.
Transformando dor em solidariedade
A presidente da Associação Mães da Sé, Ivanise Esperidião da Silva, busca pela filha desaparecida há 30 anos, mas sua esperança segue firme. Em 1995 a filha Fabiana, na época com 13 anos, saiu para visitar uma amiga e desapareceu. Na luta para encontrá-la, Ivanise sofreu descasos por parte das autoridades. E na jornada conheceu outras mães que sofriam com a mesma incerteza.
Em 1996, Ivanise transformou a sua dor em luta e solidariedade a essas milhares de mães que buscam os filhos. Então nasceu o Movimento Mães da Sé (SP) e a Associação Brasileira de Busca e Defesa à Criança Desaparecida, na qual é presidente. A entidade tem como missão fazer uma ponte com os setores públicos e privados para auxiliar na busca pelos desaparecidos. Além de oferecer todo o apoio humano que as famílias necessitam neste momento.
“É uma iniciativa que traz esperança. A visibilidade da Piracanjuba ampliou enormemente o alcance da causa. Desde o início da campanha, aumentaram os atendimentos, as pistas recebidas e as solicitações de ajuda na Mães da Sé”, comenta Ivanise sobre a importância da ação.